Alerta está nos contracheques de dezembro do funcionalismo

O começo de ano está sendo de surpresas para os servidores públicos estaduais de Mato Grosso do Sul. Além de não encontrarem o dinheiro do pagamento de dezembro nas contas nesta segunda-feira, primeiro dia útil do ano, eles estão sendo informados, via contracheque, que o salário pode vir com desconto neste mês e nas folhas posteriores, em razão de pagamento feito a mais pelo 13º salário, que foi adiantado em novembro e dezembro.

O aviso, no pé do holerith, diz que a SAD [Secretaria de Administração e Desburocratização] esclarece que em razão de diferenças identificadas nos valores pagos a maior, por ocasião do adiantamento do 13º salário, efetuados em novembro e dezembro aos aposentados, pensionistas e demais servidores, foram realizados eventuais ajustes de desconto na Folha de Pagamento de dezembro ou serão efetuados posteriormente, se necessário.” O texto prossegue dizendo que “o desconto será indicado na rubrica 2001 DESCONTO ADIANTAMENTO DECIMO TERCEIRO” e orienta o servidor, pensionista e aposentado param, em caso de dúvida, entrar em contato com a Unidade de Recursos Humanos de seu órgão ou entidade. A mensagem termina com o desejo de “Que 2016 seja um ano repleto de paz, harmonia, prosperidade e realizações. Feliz ano novo!”.

O Governo do Estado informou que o adiantamento a mais foi para mais de 4 mil servidores. Leia a nota: /transparencia/governo-pagou-13o-mais-4-mil-servidores-ms-286239

Pagamento

Em relação ao salário de dezembro, a informação do governo do Estado é que o pagamento de dezembro foi depositado hoje e ficou disponível à tarde. O Banco do Brasil confirmou a informação. Ao todo são 70 mil servidores e um valor superior a R$ 405 milhões de folha de pagamento.

Governo pagou 13º a mais e avisa servidor que vai descontar do pagamentoDesde cedo, o Midiamax recebeu queixas de funcionários que não encontraram o dinheiro nas contas, como havia sido anunciado. A assessoria de imprensa do governo tucano destacou que a data de pagamento já havia sido anunciada pelo governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), em novembro de 2015, como sendo o primeiro dia útil do ano.

Os servidores estranharam porque normalmente, quando o mês começa num feriado ou fim de semana, o governo costuma liberar o salário durante esse período. (Matéria editada para acréscimo de informações às 22h18).