Pular para o conteúdo
Transparência

Operação contra empreiteiras investiga corrupção e lavagem de dinheiro

Operação Lama Asfáltica começou em 2013
Arquivo -

Operação Lama Asfáltica começou em 2013

A Receita Federal do Brasil, a Polícia Federal, a Controladoria Geral da União e o Ministério Público Federal investigam indícios de sonegação fiscal, formação de quadrilha, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro, corrupção ativa, corrupção passiva e fraudes à licitação durante a Operação Lama Asfáltica, deflagrada nesta quinta-feira (9) em .

São cumpridos 19 mandados de busca e apreensão em residências de investigados e em empresas supostamente ligadas à organização criminosa. Participam da operação 28 servidores da Receita Federal, 84 policiais federais e 13 servidores da Controladoria Geral da União com o objetivo de combater organização criminosa suspeita de fraudar licitações em obras públicas no estado de Mato Grosso do Sul.

As investigações tiveram início há dois anos, quando foram detectados indícios de que empresário importante e diversas pessoas ligadas a ele corromperiam servidores públicos, fraudando licitações e desviando recursos públicos.

Dentre as ações do suposto grupo criminoso consta o direcionamento de licitações a empresários ligados à organização, os quais recebiam valores supostamente superfaturados e repassavam parte dos lucros a servidores coniventes envolvidos. Também foram identificadas vultosas doações para campanhas de políticos. Neste momento, a PF faz buscas na casa de João Amorim.

O nome da operação faz referência a um dos insumos utilizados em obras com indícios de serem superfaturadas identificadas durante as investigações. As empresas investigadas atuam nos ramos de pavimentação de rodovias, construção de vias públicas, coleta de lixo e limpeza pública, entre outros.

O Delegado da Receita Federal do Brasil de Campo Grande participará de entrevista coletiva no auditório da Superintendência da Polícia Federal em Campo Grande, quando serão repassadas outras informações relativas à operação.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
motorista

Motorista procura delegacia após ser banido de aplicativo por denúncia de agressão sexual

CEPOL - Madu Livramento Midiamax (2)

Idoso de 81 anos é ferido com golpes de facão por mulher em Campo Grande

Jean Lucas em Bahia x São Paulo

São Paulo perde para o Bahia com brilho de Willian José e vê Rogério Ceni quebrar tabu

portão cai sobre cabeça e menina morre santa casa campo grande

Portão cai na cabeça de Sophie, Santa Casa dá alta e menina morre em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

MP rebate JBS e diz que constatou fedor em todas as vistorias no frigorífico: ‘cheiro intenso’

Polícia vai investigar demolição clandestina de imóvel histórico em Campo Grande

orla do aeroproto

‘Muro de metal’ esconderá observação do pôr do sol na Orla do Aeroporto de Campo Grande?

Morre Ronald Fenty, pai de Rihanna, aos 70 anos

Últimas Notícias

Polícia

Idoso morre um mês após cair do telhado de casa no interior de MS

Vítima estava internada no Hospital da Vida em Dourados, mas não resistiu aos ferimentos

Charge

Que comecem as festas!

Esportes

Red Bull Bragantino vence Vasco em São Januário e assume a liderança do Brasileirão

Esta foi a segunda derrota seguida do Vasco no Brasileirão, que tinha perdido para o Fluminense, por 2 a 1, na rodada anterior

Polícia

Dívida por corte de cabelo termina em ameaça de morte em Campo Grande

Devendo o profissional, cliente caloteiro se recusou a pagar pelo atendimento