Comarcas do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul agora tem 100% da eletricidade gerada por energia solar. O presidente do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), desembargador Sérgio Fernandes Martins conferiu de perto, na manhã desta terça-feira (02), próximo a Gameleira, a última vistoria da conclusão dos trabalhos de instalação do sistema fotovoltaico que faz parte da segunda etapa de implantação de energia solar para atender a todas as edificações do PJMS. De acordo com o TJMS, a primeira etapa contemplou a instalação de 50 sistemas de geração em 49 comarcas do Estado.

Com o isso, o Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul torna agora utiliza 100% de energia solar. “Esta era a unidade que faltava para que pudéssemos completar o atendimento a todas as comarcas do Estado. Com esta usina atenderemos a comarca de Dourados, a comarca de Corumbá e todos os prédios que compõem o Poder Judiciário na capital. Além disso, haverá um excedente de energia que será utilizado para complementar aquelas comarcas que eventualmente, nada obstante tenham as placas de energia solar em seus telhados e nas coberturas dos seus estacionamentos, ainda necessitem de uma pequena quantidade de energia para estarem totalmente atendidas”, disse o Des. Sérgio Fernandes Martins.

O desembargador ressaltou que somente nesta usina serão gerados 400.000 kWh por 6.000 painéis instalados no solo que, somados aos 90.000 kWh produzidos com as placas instaladas no prédio do TJMS, no Parque dos Poderes, em , permite atender toda a demanda do Poder Judiciário do Estado.

De acordo com o TJMS, a empresa especializada foi contratada por licitação para implantar três centrais geradoras de energia elétrica por meio de usinas fotovoltaicas conectadas à rede da distribuidora local, em Campo Grande, na modalidade de Geração Distribuída – GD: um referente à Usina Fotovoltaica do PJMS e outros dois no Tribunal de Justiça, sendo um nos telhados e outro em estruturas de cobertura de estacionamento.

Na primeira etapa de implantação, a geração média mensal esperada das 50 usinas instaladas em 49 comarcas do Estado é de 441.000 kWh. Ao total, portanto, o TJMS possui uma capacidade de geração de 931.000 kWh. Considerando que no centro-oeste, o consumo médio mensal de energia elétrica por habitante por mês é de 187,4 kWh, então, a capacidade de geração dos sistemas do PJMS equivalem a atender ao consumo de uma cidade de quase 5.000 habitantes.