Defensoria Pública realiza busca ativa durante ação em aldeias de Dourados
Objetivo é levar acesso à Justiça aos que não conseguiram comparecer em ação da Justiça Federal na aldeia Jaguapiru
Diego Alves –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul realizou busca ativa aos moradores de aldeias em Dourados para levar acesso à Justiça aos que não conseguiram comparecer em ação da Justiça Federal na aldeia Jaguapiru.
Devido ao atendimento do Nupiir (Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Povos Indígenas e da Igualdade Étnica Racial), Leandro Félix Gonçalves, 78 anos, vai legalmente existir. O assistido indígena nasceu em uma fazenda na região da aldeia Jaguapiru, porém, nunca foi registrado. Devido a sequelas causadas pela tuberculose, ele não conseguiu comparecer ao mutirão.
Ele relatou que a necessidade do seu registro se tornou extremamente necessária quando foi tratar a doença. “Graças aos parentes eu consegui receber atendimento e doações para sobreviver. Foi, então, que eles chamaram a Defensoria e eu recebi atendimento na casa que moro para então ser registrado”, disse.
Mulheres
No evento, Nudem (Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher), da Defensoria, também realiza busca ativa visando encontrar mulheres que estão em situação de violência de gênero.
Segundo a coordenadora do núcleo, defensora pública de Segunda Instância Zeliana Luzia Delarissa Sabala, o trabalho está sendo feito pela equipe multidisciplinar do Nudem composta pela psicóloga, Keila de Oliveira Antonio, e a assistente social, Elaine França.
“Já no primeiro dia encontramos e atendemos duas mulheres que estavam em situação de violência doméstica. Após um trabalho de acolhimento e orientação, as medidas judiciais cabíveis foram tomadas pela Defensoria, como a solicitação de medida protetiva”, diz a coordenadora.
Notícias mais lidas agora
- Idoso tem dedo mutilado ao ser atacado por mulher com enxada na Vila Anahy
- Alerta de afogamentos continua: 10 já morreram em MS nas primeiras duas semanas de 2025
- Entre feriados e pontos facultativos, 21 datas marcam calendário comemorativo de Campo Grande em 2025
- Moradora de Bataguassu é a primeira vítima de Covid-19 no Estado em 2025
Últimas Notícias
Gaeco e Bope cumprem ao menos 9 mandados de prisão contra organização criminosa em Campo Grande
Um acabou preso em flagrante com arma de fogo
BBB 25: Vitória Strada e Mateus se estranham e discutem: ‘Deixa eu falar’
Após Jogo da Discórdia, Vitória Strada e Mateus protagonizam desentendimento e trocam farpas na frente de outra dupla; entenda
Mãe é espancada com socos no rosto e chutes ao buscar filho na casa da sogra
Vítima foi levada para UPA e entrou com pedido de medidas protetivas
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.