Pular para o conteúdo
Justiça

Defensoria Pública realiza busca ativa durante ação em aldeias de Dourados

Objetivo é levar acesso à Justiça aos que não conseguiram comparecer em ação da Justiça Federal na aldeia Jaguapiru
Diego Alves -

A de realizou busca ativa aos moradores de aldeias em para levar acesso à Justiça aos que não conseguiram comparecer em ação da na aldeia Jaguapiru.

Devido ao atendimento do Nupiir (Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Povos Indígenas e da Igualdade Étnica Racial), Leandro Félix Gonçalves, 78 anos, vai legalmente existir. O assistido indígena nasceu em uma fazenda na região da aldeia Jaguapiru, porém, nunca foi registrado. Devido a sequelas causadas pela tuberculose, ele não conseguiu comparecer ao mutirão.

Ele relatou que a necessidade do seu registro se tornou extremamente necessária quando foi tratar a doença. “Graças aos parentes eu consegui receber atendimento e doações para sobreviver. Foi, então, que eles chamaram a Defensoria e eu recebi atendimento na casa que moro para então ser registrado”, disse.

Mulheres

No evento, Nudem (Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher), da Defensoria, também realiza busca ativa visando encontrar mulheres que estão em situação de violência de gênero.

Segundo a coordenadora do núcleo, defensora pública de Segunda Instância Zeliana Luzia Delarissa Sabala, o trabalho está sendo feito pela equipe multidisciplinar do Nudem composta pela psicóloga, Keila de Oliveira Antonio, e a assistente social, Elaine França.

“Já no primeiro dia encontramos e atendemos duas mulheres que estavam em situação de violência doméstica. Após um trabalho de acolhimento e orientação, as medidas judiciais cabíveis foram tomadas pela Defensoria, como a solicitação de medida protetiva”, diz a coordenadora.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
frio

Sem trégua, feriadão em MS será de chuva e temperaturas em queda

Furto de fios deixa Av. Manoel da Costa Lima duas semanas sem luz

chuva alagamento guia lopes

Chuva intensa alaga trecho da BR-267 e deixa rastro de destruição em cidades de MS

Incêndios na região de Água Clara

MPMS instaura inquéritos contra fazendeiros por queima de vegetação nativa em MS

Notícias mais lidas agora

Feminicídio em MS: Mulher morre esfaqueada na nuca por companheiro, que está foragido

chuva alagamento guia lopes

Chuva intensa alaga trecho da BR-267 e deixa rastro de destruição em cidades de MS

paixao de cristo campo grande

Confira a programação: Sexta-feira Santa celebra a Paixão do Senhor

Homem é encontrado morto com tiros na cabeça em Rio Brilhante

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

UFMS abre 48 vagas para técnico em educação na Capital e interior

As inscrições no concurso público vão de 23 de abril até 25 de maio

Cotidiano

Temporal deixa três pontos de alagamentos na BR-267; confira

Chuvas intensas deixaram rastro de destruição em várias cidades nesta Sexta-Feira Santa

Polícia

Câmeras de segurança flagram momento em que jovem invade casas durante ‘surto’

PM disse que rapaz estava sob efeito de entorpecentes e invadiu 4 residências na Vila Margarida

Cotidiano

IFMS convoca estudantes para preencherem vagas remanescentes de curso preparatório

Os candidatos podem manifestar o interesse até 30 de maio, por formulário on-line