Pular para o conteúdo
Justiça Política

Ex-prefeito de MS é impedido de se filiar ao MDB após condenações por improbidade administrativa

Ele teve direitos políticos suspensos por três anos
Renan Nucci -
MDB Ex-prefeito de Cassilândia, Carlos Augusto queria se juntar ao MDB
Ex-prefeito de Cassilândia, Carlos Augusto queria se juntar ao MDB

A juíza federal Monique Marchioli Leite, do (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), impediu que Carlos Augusto da Silva, de , migre para o partido MDB. A decisão se baseou em condenações por administrativa, que, entre outras sanções, suspenderam os direitos políticos do réu.

Filiação ao MDB

Consta que Carlos ingressou com mandado de segurança, com pedido de liminar, contra a decisão da chefia de Cartório da 3ª Zona Eleitoral e da juíza Flávia Simone Cavalcante, que havia impedido a mudança para o MDB ante à sentença condenatória. O réu alegou que os processos ainda não foram finalizados, uma vez que há recursos em andamento.

Ele explicou pontualmente que existem duas ações rescisórias a serem julgadas e que visam afastar a culpa pelos atos que lhe foram imputados. Assim, apresentou a liminar pedindo que fosse acatada sua filiação partidária ao MDB, bem como o restabelecimento de seus direitos políticos. Contudo, não foi atendido.

Ao avaliar o caso, a juíza federal entendeu que as condenações e recursos tramitam na Justiça Comum Estadual e, neste sentido, caberia à própria Justiça Comum Estadual decidir pelo afastamento das medidas restritivas, como a perda dos direitos políticos. Ela constatou ainda haver duas sentenças com trânsito em julgado, o que impede reanálise.

“No presente caso, além de não demonstrar a probabilidade da existência de direito líquido e certo a ser amparado por meio da presente ação, o impetrante busca desconstituir decisão que repousa sobre o manto da coisa julgada, interferência que se mostra insustentável e inoportuna, sobretudo por influir indevidamente em demanda de outra alçada”, disse Monique ao negar o pedido que impediu a filiação ao MDB.

Condenação

Em 2021, Carlos Augusto da Silva foi condenado em ação civil pública de improbidade administrativa por negligenciar a construção de um aterro sanitário no município. Além de perder os direitos políticos por três anos, ele teve que pagar multa de R$ 328,5 mil.

Segundo a denúncia do MPMS (Ministério Público Estadual), ajuizada em 2014, Silva contratou uma empresa para elaboração do projeto do aterro, mas o Imasul (Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) não aprovou a licença ambiental para a construção. 

Mesmo assim, o então prefeito autorizou o pagamento à empresa, no valor de R$ 109,5 mil, embora o contrato estipulasse o repasse integral somente depois de aprovada a licença ambiental de instalação. Conhecido como Carlinhos do TRR, o ex-gestor foi eleito prefeito em 2008 e reeleito em 2012. No período, foi cassado pela Câmara de Vereadores e depois afastado do cargo pela Justiça Federal, nos dois casos em função de denúncias de improbidade.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
pix

Pix é monitorado pelos Estados Unidos desde 2022

stf

Quem são as autoridades brasileiras que vão ficar sem visto dos EUA

Homem acusado de estuprar ex- companheira grávida de 7 meses é preso em MS

Karlie Jo Dickinson: conheça quem é a namorada da filha de Sandra Annenberg

Notícias mais lidas agora

Campo-grandense, morre o ícone da publicidade Roberto Duailibi

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

Final de semana em Dourados segue gelado e sem chuvas expressivas há 32 dias

Últimas Notícias

MidiaMAIS

‘Chá de traição’, flagra em show e Campo Grande ‘comportada’: infidelidade marcou a semana

Flagra de infidelidade em show e "chá de traição" movimentaram as redes sociais, enquanto Campo Grande saiu de ranking de cidades infiéis

Cotidiano

Amambai e Maracaju ficam entre as 4 cidades mais frias do Brasil

Outros municípios do estado também são citados na lista: Sete Quedas ficou em 11° lugar e Rio Brilhante, em 13° no ranking

Cotidiano

Mais eficaz que laqueadora, Implanon deve chegar ao SUS ainda em 2025; ginecologista explica método

Único implante hormonal aprovado como método contraceptivo, a taxa de falha do Implanon é de 0,05%

Política

‘Imbecilidade’: campo-grandenses reagem à operação da PF contra Bolsonaro

Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão na casa do ex-presidente, que precisará usar tornozeleira eletrônica