Pular para o conteúdo
Justiça

Com 32 novas ações na área da Saúde por mês, Justiça Federal cria grupo para acelerar pareceres

Com média de 32 novos processos judiciais mensais na área da Saúde, conforme dados de 2019, e prazos cursos para a manifestação de técnicos sobre os diferentes pedidos, a Justiça Federal em Campo Grande deu início à implantação do NAT-Jus (Núcleo de Apoio Técnico ao Judiciário Federal), para auxiliar o órgão na análise de processos […]
Arquivo -

Com média de 32 novos processos judiciais mensais na área da Saúde, conforme dados de 2019, e prazos cursos para a manifestação de técnicos sobre os diferentes pedidos, a em deu início à implantação do NAT-Jus (Núcleo de Apoio Técnico ao Judiciário Federal), para auxiliar o órgão na análise de processos que envolvam, por exemplo, a concessão de medicamentos.

A intenção é permitir maior interlocução entre os especialistas da área para acelerar os pareceres, que devem ser emitidos em até 48 horas. Desta forma, espera-se agilizar também a tramitação das ações.

Videoconferência realizada na segunda-feira (27) envolvendo os juízes federais Dinamene Nascimento Nunes, Felipe Bittencourt Potrich e Yuri Guerzet Teixeira, membros do CLI-MS (Centro Local de Inteligência da Justiça Federal do Estado), servidores do Judiciário e sete representantes do Hospital Universitário da deu andamento à instalação do NAT-Jus, que na verdade é composto por uma rede nacional, coordenada pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e técnicos nos Estados.

As manifestações nos Núcleos de Atendimento em Saúde envolvem pareceres (estudos aprofundados e de caráter geral sobre medicamentos e serviços de saúde) e notas técnicas (um parecer específico, de menor complexidade, sobre o caso em análise), que, em caráter urgente, são elaborados pela equipe nacional quando os técnicos locais não conseguirem cumprir o prazo –estes são incumbidos das demandas comuns, por meio de convênios de cooperação como o conduzido com a UFMS.

Conforme a Justiça Federal, o NAT-Jus é formado por poucos profissionais, cedidos por órgãos de Saúde para atuarem junto aos tribunais Estaduais e Federais em regime de dedicação exclusiva –não podendo ter outra ocupação. Os indicados recebem treinamentos para elaboração das manifestações técnicas.

Como regra e diante da urgência nas demandas do setor, o prazo regulamentado para manifestação dos técnicos é de 48 horas, em áreas como ortopedia, oncologia, psiquiatria, oftalmologia, ginecologia/obstetrícia, cardiologia, neurologia, neuropediatria, urologia e pneumologia, as mais acionadas.

Em , a Justiça Federal recebeu em 2019, em média, 32 processos por mês na área da Saúde. Naquele ano, até setembro, foram 317 ações, frente a 331 em 2018 e 260 no ano anterior.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Em menos de um mês, novo acidente é registrado em travessa da Av Gunter Hans em Campo Grande

sefaz

Governo quer controlar análise e concessão de benefício para templos religiosos em MS

Campo Grande passa de 1,3 mil pessoas infectadas com doenças respiratórias em 2025

Lembra dela? Estrela do BBB 9, Vovó Naná faz raríssima aparição; veja

Notícias mais lidas agora

Justiça vai ouvir empresários de tecnologia em ação que pede fim do contrato de R$ 59 milhões do Sigo

vereadora luiza diretor cpi

Luiza pede demissão de presidente da Agetran que deixou de cobrar multas do Consórcio Guaicurus

Empresa pivô de escândalo de corrupção em MT já fechou R$ 69,2 milhões em contratos em MS

vereador

Vereador denuncia perfil no Instagram por difamação após vídeo com acusações em Bela Vista

Últimas Notícias

Sem Categoria

Lei pode impedir que bebês reborn sejam atendidos em unidades de saúde e até multar ‘mães’ em MS

Bebês reborn são tratados até como filhos reais e levantaram discussão nas redes sociais

Cotidiano

Desemprego chega a 7%, mas MS mantém uma das menores taxas do Brasil, aponta IBGE

Em Mato Grosso do Sul, a taxa de desocupação ficou em 4% no 1° trimestre de 2025

Polícia

Suspeito contrabandear 13 mil maços de cigarro paga fiança e é solto pela Justiça Federal de MS

Homem foi preso com 27 caixas de cigarro trazidas do Paraguai

Brasil

China suspende compra de carne de frango do Brasil por 60 dias após caso de gripe aviária

País chinês é o principal destino do frango brasileiro