STF decide que Museu do Exército na Capital pode ser tombado pelo Estado
União tentou recorrer na Corte
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
União tentou recorrer na Corte
Após a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul tombar o Museu da Força Expedicionária Brasileira, em Campo Grande, a União recorreu ao STF (Supremo Tribunal Federal). Em decisão, o ministro Gilmar Mendes julgou improcedente. Agora, o entendimento é de que os Estados podem tombar bens federais.
“A União alegava que os estados não podem tombar bens da União, em decorrência do princípio da hierarquia verticalizada, que impede a desapropriação de bens federais pelos estados. Sustenta ainda que o Legislativo local é incompetente para a edição de ato de tombamento, o qual seria atribuição apenas do Executivo”, explica o STF, por meio da assessoria de imprensa.
Gilmar Mendes citou, na decisão, que a legislação federal de fato veda a desapropriação dos bens da União pelos estados, segundo o Decreto-Lei 3.365/1941, mas não há referência a tal restrição quanto ao tombamento, disciplinado no Decreto-Lei 25/1937. A lei de tombamento apenas indica ser aplicável a bens pertencentes a pessoas físicas e pessoas jurídicas de direito privado e de direito público interno.
O ministro foi relator e entendeu que não há vedação ao tombamento feito por ato legislativo, porque tal providência possui caráter provisório, ficando o tombamento permanente, este sim, restrito a ato do Executivo.
“A lei estadual ora questionada deve ser entendida apenas como declaração de tombamento para fins de preservação de bens de interesse local, que repercutam na memória histórica, urbanística ou cultural até que seja finalizado o procedimento subsequente”, afirma.
A decisão também entende que o tombamento provisório por ato legislativo não precisa ser precedido de notificação prévia da União, exigência restrita ao procedimento de tombamento definitivo promovido pelo Executivo.
Notícias mais lidas agora
Últimas Notícias
Jogo entre Noroeste e Botafogo-SP pelo Paulistão é adiado após temporal em Bauru
A paralisação aconteceu aos 41 minutos do primeiro tempo
Secretaria convoca agentes de limpeza e merenda inscritos em processo seletivo
Processo Seletivo Simplificado é destinado à seleção de pessoal
Fluminense joga com força máxima diante da Portuguesa e quebra jejum de vitórias no Carioca
O time triunfou por 3 a 1. Keno anotou o outro gol da equipe
Ninguém acerta e Mega-Sena pode pagar $ 30 milhões no próximo sorteio
Os números sorteados foram: 11 – 12 – 39 – 43 – 46 – 50
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.