A Justiça Eleitoral vetou a veiculação de publicidade do candidato do PSD ao Senado, Antonio João, na qual são usadas imagens e falas do concorrente do PT, Ricardo Ayache. O descumprimento da liminar prevê multa de R$ 25 mil por dia.

O relatório da decisão foi publicado na tarde desta quarta-feira (10) no mural eletrônico do TRE (Tribunal Regional Eleitoral). A representação foi feita pela coligação ‘Mato Grosso do Sul com a força de todos’, encabeçada pelo PT.

“Os representados fizeram montagem, em inserções, de manifestação de candidato de partido diverso e de coligação adversária em favor de candidatura deles, com o claro propósito de ridicularizá-los, conforme se comprova pelas manifestações do candidato Antonio João (…) com descumprimento nos arts. 42 e 45 da Lei nº 9.504/97 (que regula as normas eleitorais)”, resume o desembargador Divoncir Schreiner Maran, juiz auxiliar eleitoral, em sua decisão.

A propaganda proibida usa fala de Ayache sobre os investimentos em saúde em Mato Grosso do Sul. Em seguida, Antonio João critica o governo do PT e usa adjetivações contrárias a candidatos petistas.