Procurador do STJD detona ação do Vasco e aponta “desespero” e “ridículo”
Procurador geral do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), Paulo Schmitt vê com muitas ressalvas anotícia que o Vasco entrará com ação para tentar reverter o resultado da derrota de 5 a 1 para o Atlético-PR no último domingo. Schmitt, na realidade, ainda descarta qualquer possibilidade de apresentar denúncia em relação ao placar final da […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Procurador geral do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), Paulo Schmitt vê com muitas ressalvas anotícia que o Vasco entrará com ação para tentar reverter o resultado da derrota de 5 a 1 para o Atlético-PR no último domingo. Schmitt, na realidade, ainda descarta qualquer possibilidade de apresentar denúncia em relação ao placar final da partida disputada em Joinville. Ele usa palavras fortes para definir a articulação da diretoria vascaína.
“O que aconteceu dá margem para o placar mudar para 3 a 0? Convenhamos! Isso é problema do Vasco, não é problema meu. A Procuradoria não vai se mover um milímetro para dar margem de que o resultado em campo seja modificado. Não vou cair no ridículo de fazer isso. Se o árbitro (Ricardo Marques Ribeiro) errou é outra coisa”, disse Schmitt ao Terra.
Na noite de segunda-feira, a diretoria do Vasco anunciou que acionaria o STJD com ação por conta de o jogo ser paralisado por 1h17min. Segundo regulamento da CBF, uma partida pode ser interrompida por 30 minutos, com possibilidade de acréscimo de outros 30 minutos, caso o árbitro entenda que o motivo seja resolvido. Em caso diferente, o jogo deveria ser adiado.
“É uma análise pessoal minha. Está parecendo desespero do Vasco. Vamos somar quantas vezes o Vasco entrou atrasado em campo nos inícios de partidas, foi punido e nem por isso o jogo acabou em 3 a 0. Estão forçando a barra”, lembrou.
De acordo com Schmitt, só um erro de direito grave poderia rever o placar do jogo. Ainda segundo ele, não há punição estipulada para casos como o que ocorreu no domingo em Joinville. “Essa questão de placar por 3 a 0 é para casos diferentes. Como se uma equipe causa a interrupção de um jogo, não pode seguir, faz um cai-cai e fica com seis jogadores”, exemplificou.
“Anulação é algo raro no futebol”, diz advogado especializado
Advogado especializado em direito esportivo, Pedro Zanette Alfonsin tem visão semelhante à de Schmitt sobre o caso. “Os advogados do Vasco não alegam prejuízo. A irregularidade de o jogo ir além dos 60 minutos não constitui um erro de direito a ponto de se adiar a partida. O clube (Vasco) não se recusou a jogar e depois alega que o jogo não deveria ocorrer?”, questiona. “Esse raciocínio vai contra os princípios gerais do esporte, da lealdade e da competição”, diz ainda.
Para Alfonsin, só situações muito extremas podem reverter o placar de um jogo. “Existiu uma infração à regra, mas sem força o suficiente para anulação. A anulação é algo seríssimo, gravíssimo, raro no futebol com exceção dos jogos do Brasileiro de 2005. Se for contabilizar no mundo inteiro, não chegam a 10 jogos em um histórico recente”, complementou.
Petraglia vê ação orquestrada entre torcedores vascaínos e diretoria
Em entrevista à rádio oficial do Atlético-PR, o presidente Mário Celso Petraglia chegou a acusar o Vasco de ação orquestrada com os torcedores que se envolveram em briga corporal contra atleticanos. “Eles vieram de forma premeditada para criar dificuldades para que o jogo não terminasse e fosse para o tapetão. Seria a última esperança deles em não voltar à segunda divisão”.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.