Ministro da Justiça tranquiliza Dilma e garante leilão apesar de protestos
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, ligou por volta das 14h para a presidente Dilma Rousseff para tranquilizá-la em relação às manifestações contra o leilão do campo de Libra, que acontecerá às 15h em um hotel na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio. Ele explicou para a mandatária que no pico do protesto […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, ligou por volta das 14h para a presidente Dilma Rousseff para tranquilizá-la em relação às manifestações contra o leilão do campo de Libra, que acontecerá às 15h em um hotel na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio.
Ele explicou para a mandatária que no pico do protesto havia cerca de 400 manifestantes, mas que perto do horário do leilão, previsto para 15h, restavam apenas 100 pessoas. Muitos se afastaram depois que a violência da polícia contra os manifestantes aumentou.
O governo montou um forte esquema de segurança envolvendo a Força Nacional, exército, polícia civil, polícia militar e marinha, para garantir a realização do leilão.
Bombas de gás lacrimogênio foram lançadas contra os manifestantes, que responderam com pedras e tentativas de invasão. Além das pessoas envolvidas no protesto, jornalistas foram feridos.
A presença de black blocs aumentou a tensão do protesto, estimulados pelos petroleiros, que se afastaram para que o grupo, conhecido por práticas mais agressivas de manifestação, pudesse enfrentar a Força Nacional.
O campo de Libra é a maior descoberta de petróleo já feita no país. Petroleiros e outros sindicatos criticam a venda, classificadas por eles como privatização.
Segundo o presidente da EPE (Empresa de Pesquisa Energética), Maurício Tolmasquim, presente no evento, os manifestantes estão equivocados. “Parte do petróleo vai voltar para a União, essa é a diferença principal desse leilão”, explicou.
Este será o primeiro leilão sob o regime de partilha. Vence a disputa quem oferecer mais petróleo à União, ao contrário dos leilões anteriores, no qual a oferta financeira vence a disputa. No caso do campo de Libra, o percentual mínimo estipulado foi de 41,65% da produção do campo, estimada em 1,4 milhão de barris de petróleo por dia.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Nova cirurgia de Preta Gil para retirada de tumores é adiada após consulta nos EUA
Na semana passada, Preta Gil revelou que iria fazer um procedimento cirúrgico nos Estados Unidos
Rayssa Leal tira 9,1 na última nota, levanta a torcida e é tricampeã do Super Crown
Em sua primeira volta, Rayssa mostrou muita classe e técnica
Mulher aciona a polícia após ser agredida a socos e chutes por segurança de boate em Campo Grande
Caso aconteceu na madrugada deste domingo (15) e vítima foi até a delegacia registrar boletim de ocorrência
Câmara de Vereadores de Campo Grande não terá expediente na última semana do ano
Prédio passará por manutenções entre 24 a 31 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.