Pular para o conteúdo
Justiça

Conselho Nacional de Justiça retira do site iniciais de juízes processados

O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Cezar Peluso, determinou nesta segunda-feira (21) a retirada das iniciais dos nomes dos juízes processados pelo órgão. A medida foi tomada após reclamações de entidades que representam os magistrados. A decisão desta segunda atende pedido da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), a mesma entidade que questiona, […]
Arquivo -

O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Cezar Peluso, determinou nesta segunda-feira (21) a retirada das iniciais dos nomes dos juízes processados pelo órgão. A medida foi tomada após reclamações de entidades que representam os magistrados.

A decisão desta segunda atende pedido da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), a mesma entidade que questiona, no Supremo Tribunal Federal, a competência do CNJ para investigar os juízes.

A lista com os processos contra magistrados era divulgada no site desde o início de novembro e passou a ser divulgada em meio à crise instalada no Judiciário após a publicação de uma entrevista em que a corregedora nacional de Justiça, Eliana Calmon, disse haver “gravíssimos problemas de infiltração de bandidos que estão escondidos atrás da toga”. Ela protestava contra a possibilidade de o CNJ ter sua atividade limitada.

Na época da divulgação, o presidente do CNJ e do STF, Cesar Peluso, informou que a intenção era dar mais “” ao trabalho de fiscalização realizado pelos tribunais nos estados. Atualmente, segundo o sistema, mais de 1.300 processos disciplinares contra juízes estão em andamento nas corregedorias dos tribunais de todo o país.

A decisão do presidente do CNJ foi tomada com base na Lei Orgânica da Magistratura, que prevê sigilo dos processos disciplinares. De acordo com a norma, processos e julgamentos de representações e reclamações “serão sigilosos, para resguardar a dignidade do magistrado”.

Reclamações
Na semana passada, o presidente da Associação dos Magistrados do (AMB), Nelson Calandra, pediu que a medida fosse revista para que o magistrado “não seja exposto indevidamente”.

“Ao lançar a abreviatura das iniciais dos nomes dos magistrados nos procedimentos ali indicados, em muitos casos, dependendo da sua condição na unidade judiciária em que atua (ex: vara única, poucos juízes, varas especializadas etc.), [o juiz] é facilmente identificado, sofrendo, por isso, indevido constrangimento”, afirmou Calandra no pedido feito ao presidente do CNJ.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

PA: Homem reclama sobre a falta de mobiliários e leva sofá para o hospital

Homem é executado com cerca de quatro tiros por um desconhecido no interior de MS

audiencia

Sem secretário, audiência debate impactos das mudanças climáticas em desastres na Capital

Jardim Noroeste recebe ação da Defensoria Pública com serviços jurídicos gratuitos no sábado

Notícias mais lidas agora

Disputa por R$ 10 milhões: área doada para megaindústria chinesa BBCA está abandonada

onça atacou gato

Foi onça ou não? Marcas de mordida indicam predador de gato atacado em cidade

Operação que teve como alvo Mato Grosso do Sul apreendeu R$ 29 milhões de organização criminosa

Mudança Parque dos Poderes

Reordenamento em ruas do Parque dos Poderes gera controvérsias entre moradores

Últimas Notícias

Mundo

Casa Branca: Trump não reduzirá unilateralmente tarifas e quer concessões da China

A secretária de Comunicação da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou nesta sexta-feira, 9, que os Estados Unidos precisam ver concessões da China nas negociações de amanhã e que o presidente americano, Donald Trump, não irá reduzir unilateralmente as tarifas sobre Pequim. Segundo Leavitt, a redução de 80% das tarifas sobre a China foi “um número … Continued

Mundo

Novo papa assistiu ‘Conclave’ pouco antes de ser escolhido

Informação foi confirmada pelo irmão do pontífice

Brasil

Coronel Nunes é convocado pela Justiça para esclarecer assinatura em acordo da CBF

Uma perícia realizada na assinatura do Coronel Nunes apontou características diferentes da escrita original

Cotidiano

Dia D: Capital terá plantão de vacinação contra a gripe neste fim de semana; confira os locais

Em Campo Grande, a vacina contra a gripe está disponível para toda a população a partir de seis meses