Depois de mais de 30 dias adiado o peticionamento eletrônico que era para ter começado funcionar nessa terça-feira (16) foi adiado novamente. Deta vez, para 14 de março do próximo ano. De acordo com a administração do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), a progorração se deve as dificuldades enfrentadas por alguns profissionais com a empresa conveniada para a certificação digital perante a OAB/MS.

Ainda de acordo com o TJMS, a previsão é de que o prazo de quatro meses será o suficiente para que os profissionais do Direito se preparem para o uso da referida tecnologia, aprendendo a usá-la e providenciando a requisição e validação de seus próprios certificados.

A Secretaria de Tecnologia da Informação disponibilizará aos advogados balcão de atendimento e apoio nos fóruns, em que cada usuário, munido de certificado digital (próprio ou de terceiro) e com seus arquivos em mídia digital (CD, DVD ou pendrive), poderá ser auxiliado para o peticionamento eletrônico.

O uso de certificado digital proporciona segurança, integridade dos dados, confiabilidade e transparência ao sistema processual eletrônico. No entanto, nada impede que o usuário utilize certificado digital de terceira pessoa, em caráter excepcional, enquanto não consegue a validação de seu próprio certificado.

Como fazer

Segundo o TJMS, em relação ao peticionamento exclusivamente eletrônico, as petições iniciais e intermediárias poderão ser encaminhadas apenas pela internet, pois o recebimento físico das petições ou das peças a serem digitalizadas não mais ocorrerá. Para isso, os advogados precisam ter certificado digital que permite a assinatura digital de documentos.

O protocolo das petições para as varas digitais deverá ser feito diretamente pelo Portal e-SAJ, que pode ser acessado pela página inicial do TJMS.