Pular para o conteúdo
Política

Voto de Fux é alerta, considera Catan sobre divergência no STF

Catan avaliou a divergência como ‘uma necessária luz' e fala em violação do Direito pelas medidas impostas por Moraes a Bolsonaro
Renata Volpe -
Catan
Deputado João Henrique Catan (PL). (Divulgação, Alems)

O deputado estadual João Henrique Catan (PL) afirma que o voto divergente do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Luiz Fux, ao do colega do Supremo, , é um alerta para quem acredita na Justiça bem aplicada e na democracia plena.

Fux foi o último dos ministros do Supremo a se manifestar e abriu divergência no julgamento da Primeira Turma sobre a decisão de Moraes que impôs ao Jair Bolsonaro (PL) o uso de tornozeleira eletrônica e outras medidas cautelares no inquérito que apura possível atentado à soberania nacional.

Catan avaliou a divergência como ‘uma necessária luz sobre o que estamos denunciando há muito tempo: o excesso e a desproporção nas medidas contra cidadãos brasileiros’. “Quando um ministro do STF reconhece que há restrições à liberdade de expressão e de ir e vir sem base concreta ou individualizada, é porque já ultrapassamos os limites do razoável. Ninguém pode ser punido por suas opiniões ou por se manifestar politicamente. A justiça precisa servir à lei, e não a interesses de ocasião”, destacou.

Para ele, Alexandre de Moraes é um agente político e não ministro. “Ele é tão agente político quanto o [ex-]presidente Bolsonaro, o presidente Trump, mas ele tem se comportado como um agente político violador da Constituição, das garantias institucionais, daquilo que todo e estudante de Direito aprendeu que era o correto, que era o normal”.

Por fim, Catan diz que o voto do ministro Fux é importantíssimo, pois o mesmo já foi presidente de Corte. “O voto de Fux, na verdade, é um alerta para que os que acreditam na Justiça bem aplicada, na democracia plena, não esmoreçam, não desistam de lutar por um Brasil de verdade”, finalizou.

Entenda

Último a se manifestar no julgamento, que ocorreu em plenário virtual até as 23h59 (horário de ) desta segunda-feira (21), Fux votou contra a manutenção das medidas, contrariando o entendimento já consolidado pelos ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin e Cármen Lúcia, que acompanharam o relator.

Com maioria formada, o posicionamento de Fux não altera o resultado final do julgamento.

Em seu voto, o ministro argumentou que, neste momento, as medidas cautelares não se mostram necessárias e acabam por impor restrições excessivas a direitos fundamentais do ex-presidente, como a liberdade de locomoção, de expressão e de comunicação.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Com pai no Presídio Federal de Campo Grande, Oruam tem prisão preventiva decretada

siso

Paciente aguarda vaga em hospital de Campo Grande após sofrer complicações de extração do siso

VÍDEO: Casa fica destruída após incêndio no Colibri em Campo Grande

Decisão de Fux é a mais centrada, diz Mochi sobre divergência no STF

Notícias mais lidas agora

Bebê

Laudo aponta que bebê morreu asfixiada ao ser estuprada pelo pai em MS

icone da mpb ms ao vivo parque das nações palco

Vai lotar? Próxima atração do MS ao Vivo promete agradar amantes da MPB

Fux diverge de Moraes e vota contra medidas cautelares a Bolsonaro

Oposição vai à Câmara, mas Hugo Motta proíbe reunião durante recesso

Últimas Notícias

Cotidiano

Seu bairro está na lista? Confira o itinerário do ‘fumacê’ nesta terça-feira

Fumacê será aplicado das 16 às 22 horas

Transparência

Ministério da Saúde autoriza R$ 98,1 mil para compra de testes de gravidez em MS

Repasses aos municípios são para ampliar o acesso ao diagnóstico da gravidez

Famosos

A celebridade a qual Leo Dias se arrepende amargamente de ter dado fama

Jornalista confessou arrependimento sobre destaque que deu para mulher que hoje é muito famosa

Polícia

Homem morre durante cirurgia de hemorroida em hospital de Campo Grande

Paciente começou a passar mal quando foi anestesiado