Pular para o conteúdo
Política

Vereadores fazem ‘aquecimento’ para retorno das sessões com treinamento sobre sistema de votação

Novatos testaram sistema eletrônico de votação; sessões retornam na semana que vem
Thalya Godoy - Publicado em
Compartilhar
Sistema de votação foi testado pelos vereadores. (Thalya Godoy, Jornal Midiamax)

Os vereadores de Campo Grande participaram de um treinamento para o uso do sistema eletrônico de votação, nesta quinta-feira (13). A aula foi um tipo de “aquecimento” sobre como ocorre uma sessão no legislativo municipal, já que os trabalhos retornam na próxima segunda-feira (17) com a sessão inaugural.

A maioria dos 16 vereadores presentes eram novatos em mandato eletivo ou ainda não conheciam o novo sistema da Casa de Leis. Entre os reeleitos, apenas Luiza Ribeiro (PT) compareceu rapidamente ao treinamento. Apesar de constar com presença no painel, o presidente da Mesa Diretora, Papy (PSDB), não participou da reunião. Ex-vereadores que estavam afastados da Casa de Leis há alguns anos e ainda não conheciam o sistema eletrônico também compareceram, como Marquinhos Trad (PDT), Dr. Lívio (União Brasil), Herculano Borges (Republicanos) e Veterinário Francisco (União Brasil).  

Um dos novatos foi o vereador Fábio Rocha (União Brasil), que exerce o primeiro mandato. “Esse sistema é bem fácil e bem legível, fácil de entender. Então, não tive nenhuma dificuldade. Na correria das sessões pode acontecer de ter alguma dificuldade ou outra pelo momento, mas hoje o treinamento foi muito tranquilo”, afirmou. 

Durante a explicação pela equipe técnica da Casa de Leis, surgiram algumas dúvidas entre os vereadores sobre o rito e o regimento interno, como a duração de tempo e a ordem das falas durante o Grande Expediente. 

A servidora da diretoria de Tecnologia da Informação, Izabela Andrade, explicou que algumas dúvidas são comuns no início de cada legislatura, mas a tendência é que desapareçam conforme o avanço das sessões. Os parlamentares ainda contam com o apoio de uma equipe jurídica e de tecnologia, que acompanham a sessão para tirar dúvidas. 

“Esse é um treinamento que foi muito bem executado, todo mundo conseguiu fazer a votação tranquilamente. Foi passado para eles como acontece a sessão, as fases das discussões, os tipos de fala de cada fase discussão, como faz esse pedido, a ordem, como vai funcionar. A maior dificuldade, talvez, seja quando a fala for errada, dispensar, mas toda equipe vai estar pronta e preparada para auxiliá-los a qualquer momento”, afirmou.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo é garantido por lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre 'cratera' na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra 'fotógrafo de ricos' em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

'CPI do Consórcio Guaicurus' chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados