Vereadores fazem ‘aquecimento’ para retorno das sessões com treinamento sobre sistema de votação
![](https://cdn.midiamax.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Treinamento_vereadores_Thalya-Godoy.jpg)
Os vereadores de Campo Grande participaram de um treinamento para o uso do sistema eletrônico de votação, nesta quinta-feira (13). A aula foi um tipo de “aquecimento” sobre como ocorre uma sessão no legislativo municipal, já que os trabalhos retornam na próxima segunda-feira (17) com a sessão inaugural.
A maioria dos 16 vereadores presentes eram novatos em mandato eletivo ou ainda não conheciam o novo sistema da Casa de Leis. Entre os reeleitos, apenas Luiza Ribeiro (PT) compareceu rapidamente ao treinamento. Apesar de constar com presença no painel, o presidente da Mesa Diretora, Papy (PSDB), não participou da reunião. Ex-vereadores que estavam afastados da Casa de Leis há alguns anos e ainda não conheciam o sistema eletrônico também compareceram, como Marquinhos Trad (PDT), Dr. Lívio (União Brasil), Herculano Borges (Republicanos) e Veterinário Francisco (União Brasil).
Um dos novatos foi o vereador Fábio Rocha (União Brasil), que exerce o primeiro mandato. “Esse sistema é bem fácil e bem legível, fácil de entender. Então, não tive nenhuma dificuldade. Na correria das sessões pode acontecer de ter alguma dificuldade ou outra pelo momento, mas hoje o treinamento foi muito tranquilo”, afirmou.
Durante a explicação pela equipe técnica da Casa de Leis, surgiram algumas dúvidas entre os vereadores sobre o rito e o regimento interno, como a duração de tempo e a ordem das falas durante o Grande Expediente.
A servidora da diretoria de Tecnologia da Informação, Izabela Andrade, explicou que algumas dúvidas são comuns no início de cada legislatura, mas a tendência é que desapareçam conforme o avanço das sessões. Os parlamentares ainda contam com o apoio de uma equipe jurídica e de tecnologia, que acompanham a sessão para tirar dúvidas.
“Esse é um treinamento que foi muito bem executado, todo mundo conseguiu fazer a votação tranquilamente. Foi passado para eles como acontece a sessão, as fases das discussões, os tipos de fala de cada fase discussão, como faz esse pedido, a ordem, como vai funcionar. A maior dificuldade, talvez, seja quando a fala for errada, dispensar, mas toda equipe vai estar pronta e preparada para auxiliá-los a qualquer momento”, afirmou.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo é garantido por lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.