De olho em uma vaga para o Senado por Mato Grosso do Sul, o deputado federal Vander Loubet (PT) afirmou para o Jornal Midiamax que está focado em sua eleição para voltar ao comando do partido no Estado.
Conforme o parlamentar, que é deputado federal por MS há 22 anos, o PT tem duas prioridades para as Eleições 2026: a reeleição de Lula à Presidência e eleição de Vander para o Senado.
Conforme informações, Lula estaria pedindo a ministros e aliados foco no Senado. Dessa forma, Vander é o pré-candidato do PT para o Senado em MS.
Para isso, o deputado afirma que, caso vença as eleições e reassuma o PT no Estado, irá organizar os diretórios municipais e irá criar um cenário mais favorável ano que vem. “Minha eleição como presidente vai abrir espaço para dialogarmos de igual para igual, com renovação dos diretórios municipais. Com Kemp [deputado estadual Pedro Kemp] presidente em Campo Grande, da envergadura e nos coloca em uma situação diferente de quatro anos atrás”.
Então, Vander defende formação de frente ampla para o ano que vem. “[Há quatro anos] estávamos isolados. Estou otimista no cenário para nós, seja com uma frente ampla, que eu defendo, ou com candidatura própria”, avalia o deputado, referindo-se à definição que o PT ainda terá se apoiará a reeleição do governador Eduardo Riedel (PSDB) ou se lançará nome para a disputa.
Atualmente, esse é o maior embate dentro do partido. Quem disputará o comando do PT em MS com Vander é Humberto Amaducci, que faz parte da ala que defende deixar a base do governo e lançar nome próprio nas eleições 2026.
A candidatura de Amaducci foi lançada oficialmente no último domingo (27). Nas redes sociais, ele postou: “O PT precisa caminhar com os povos originários, na luta da reforma agrária, em defesa dos acampados, com as mulheres, juventude — e sempre à esquerda”.
A chapa de Amaducci tem Elaine Becker como nome para comandar o diretório municipal do PT em Campo Grande.
As eleições do PT serão realizadas no dia 6 de julho em todo o país, quando os filiados escolherão dirigentes municipais, estaduais e federal.
Sabe de algo que o público precisa saber? Fala pro Midiamax!
Se você está por dentro de alguma informação que acha importante o público saber, fale com jornalistas do Jornal Midiamax!
E pode ficar tranquilo, porque nós garantimos total sigilo da fonte, conforme a Constituição Brasileira.
Fala Povo: O leitor pode falar direto no WhatsApp do Jornal Midiamax pelo número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Se preferir, você também pode falar com o Jornal direto no Messenger do Facebook.