Pular para o conteúdo
Política

Secretária de Saúde de Sonora vira alvo do MPMS por decisões tomadas no combate à dengue

Órgão considerou surto de dengue e pediu esclarecimentos à gestora
Fábio Oruê -
prefeitura dengue
Prefeitura de Sonora e gestora da pasta da saúde (Divulgação, Prefeitura de Sonora)

A Gerência de Saúde de , nomenclatura usada pela administração para nomear as secretarias, virou alvo de procedimento administrativo do MPMS (Ministério Público de ) nesta semana por conta de medidas tomadas – ou não – no combate à . A abertura do processo foi publicada em Diário Oficial.

Conforme a publicação, a promotoria de Justiça de Sonora abriu o procedimento preparatório e encaminhou questionamento à Secretária de Saúde, Ivana Maria Paião. O motivo é apurar as providências da gestora municipal no combate à dengue em Sonora.

Ao fazer o pedido, o MPMS considerou que Mato Grosso do Sul enfrentou surtos e epidemias de dengue nos últimos anos e que isto pode ser decorrente de omissões ou insuficiências administrativas. Conforme divulgado pela prefeitura na semana passada, Sonora está em surto de dengue e chikungunya.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

“Os casos se agravam mais neste período chuvoso, mas também pede atenção na limpeza dos lotes, dos quintais e principalmente o cuidado com água parada, periodicamente. A responsabilidade com certeza é de todos”, diz postagem do Executivo Municipal.

Conforme o último boletim epidemiológico da dengue e chikungunya, divulgado na quinta-feira (30), Sonora confirmou apenas um caso de dengue e 10 de chikungunya. A incidência da dengue é de 96,4 por 100 mil habitantes.

O órgão ministerial pediu esclarecimentos sobre plano de contingência e estratégias de combate à dengue; número de agentes de combate a endemias e orçamento para as ações; monitoramento e avaliação; e articulação intersetorial. O prazo para resposta da gerente de saúde é de 45 dias.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Padaria famosa no Taveirópolis é fechada pela Vigilância Sanitária e pega clientes de surpresa 

Natal antecipado? Decoração fora de época em shopping desperta curiosidade em campo-grandenses

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Ministério da Saúde investiga dois casos suspeitos de sarampo no Tocantins

prefeita loa 2025 procuradores procuradoria fundo

Servidores da assistência municipal recusam proposta apresentada por prefeitura

Notícias mais lidas agora

Bebê

Laudo aponta que bebê morreu asfixiada ao ser estuprada pelo pai em MS

Agência Brasil

Veja 3 argumentos de Fux ao votar contra medidas ordenadas a Bolsonaro por Moraes

icone da mpb ms ao vivo parque das nações palco

Vai lotar? Próxima atração do MS ao Vivo promete agradar amantes da MPB

Anvisa suspende a venda de quatro cosméticos que têm a palavra ‘Hemp’ no rótulo

Últimas Notícias

Famosos

Morre Ozzy Osbourne, vocalista do Black Sabbath, morre aos 76 anos

Morte foi revelada por família do cantor, nesta terça-feira (22)

Cotidiano

Perdido desde cedo, burro é capturado após caminhar mais de 7 km em Campo Grande

Moradores acionaram a Polícia Militar e uma equipe da CCZ para resgatá-lo

Cotidiano

Vídeo: Fogo em vegetação se espalha e se aproxima de casas em Campo Grande

Incêndio mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros

Brasil

Veja 3 argumentos de Fux ao votar contra medidas ordenadas a Bolsonaro por Moraes

Ministro afirmou que não viu indícios de fuga do ex-presidente e citou sobre medidas cautelares desproporcionais