Secretária de Saúde de Sonora vira alvo do MPMS por decisões tomadas no combate à dengue

Órgão considerou surto de dengue e pediu esclarecimentos à gestora

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
prefeitura dengue
Prefeitura de Sonora e gestora da pasta da saúde (Divulgação, Prefeitura de Sonora)

A Gerência de Saúde de Sonora, nomenclatura usada pela administração para nomear as secretarias, virou alvo de procedimento administrativo do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) nesta semana por conta de medidas tomadas – ou não – no combate à dengue. A abertura do processo foi publicada em Diário Oficial.

Conforme a publicação, a promotoria de Justiça de Sonora abriu o procedimento preparatório e encaminhou questionamento à Secretária de Saúde, Ivana Maria Paião. O motivo é apurar as providências da gestora municipal no combate à dengue em Sonora.

Ao fazer o pedido, o MPMS considerou que Mato Grosso do Sul enfrentou surtos e epidemias de dengue nos últimos anos e que isto pode ser decorrente de omissões ou insuficiências administrativas. Conforme divulgado pela prefeitura na semana passada, Sonora está em surto de dengue e chikungunya.

“Os casos se agravam mais neste período chuvoso, mas também pede atenção na limpeza dos lotes, dos quintais e principalmente o cuidado com água parada, periodicamente. A responsabilidade com certeza é de todos”, diz postagem do Executivo Municipal.

Conforme o último boletim epidemiológico da dengue e chikungunya, divulgado na quinta-feira (30), Sonora confirmou apenas um caso de dengue e 10 de chikungunya. A incidência da dengue é de 96,4 por 100 mil habitantes.

O órgão ministerial pediu esclarecimentos sobre plano de contingência e estratégias de combate à dengue; número de agentes de combate a endemias e orçamento para as ações; monitoramento e avaliação; e articulação intersetorial. O prazo para resposta da gerente de saúde é de 45 dias.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!