Pular para o conteúdo
Política

Liderado por Tereza Cristina em MS, União Progressista terá 109 deputados e 14 senadores

Federação é formada pelo União Brasil e Progressistas
Dândara Genelhú -
Federação
Tereza Cristina em anúncio na Câmara. (Madu Livramento, Midiamax)

A federação União Progressista terá uma bancada de 109 deputados e 14 senadores no Congresso Nacional. O pacto federativo entre o União Brasil e Progressistas aconteceu na última terça-feira (29). Em , a senadora lidera o grupo, além de presidir o PP-MS.

Em discurso na cerimônia de oficialização na Câmara dos Deputados, a senadora criticou a situação do país. Assim, disse que o grupo terá possibilidade de trabalhar pelo Brasil.

Contudo, pontuou caminhos para atuação da federação. “Ganhamos hoje um transatlântico, mas precisamos de Bondes timoneiros. Nada disso vai adiantar se nós não tivermos o propósito, senador Círio e tenho certeza que vamos conseguir, de transformarmos o nosso país”, ressaltou.

LEIA – Após operação, Tereza Cristina questiona restituição para pensionistas do INSS

A presidente do União Brasil em Mato Grosso do SulRose Modesto, disse que a União Progressista é “momento histórico para o Brasil e para o nosso Estado”.

Além disso, afirmou que a federação com o Progressistas “amplia as possibilidades de diálogo e construção de políticas públicas.

A federação dos dois partidos soma também governadores, prefeitos e vereadores. Ou seja, agora são seis governadores, 1,4 mil prefeitos e 12 mil vereadores da União Progressista.

Anúncio da Federação na Câmara. (Madu Livramento, Midiamax)

Manifesto da Federação

Na cerimônia, os presidentes nacionais dos partidos discursaram com manifesto. O presidente nacional do União Brasil, Antônio Rueda, afirmou que a federação deve “garantir o equilíbrio das contas públicas”.

Neste sentido, disse que, “mais do que nunca,é preciso aprender com os erros das quatro décadas”. 

Presidente nacional do Progressistas, Ciro Nogueira destacou que para promover a inovação com tecnologia de gestão, é preciso “repensar dos entes estaduais”. 

“O estado deve ser forte e decisivo na saúde da nossa gente, na educação, combate violência”, destacou.

Enquanto o governador de Goiás, Caiado (União Brasil), criticou a gestão atual do Governo Federal. Para ele, a federação dá “novo rumo à política nacional, essa construção será o divisor de águas no momento. Sem equilíbrio fiscal não se governa o país”, pontuou.

União Progressista

A Federação União Progressista conta com 14 senadores e 109 deputados. De MS, são Tereza Cristina, a progressista por Mato Grosso do Sul no Senado, e Luiz Ovando, na Câmara.

Rose Modesto comanda o União Brasil em Mato Grosso do Sul. O PP tem Tereza Cristina como presidente.

Conforme Rose, o União Brasil possui maior número de integrantes no Congresso e deve ficar com o comando nacional da federação. Rose é pré-candidata a uma vaga no Congresso Nacional e adiantou que há possibilidade de que 5 das 9 vagas da chapa fiquem com o PP, mas a questão ainda será definida.

Em relação ao Senado, a senadora Tereza Cristina adiantou ao Jornal Midiamax que há conversas sobre um nome, mas que também será avaliado. O evento acontece no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, a partir das 15h (de Brasília).

Regionalmente, MS ainda conta com Gerson Claro e pelo Progressistas na Alems (Assembleia Legislativa de MS) e Roberto Hashioka pelo União.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Solteiro, Lucas Lima brinca e faz desabafo no Dia dos Namorados

Matheus Cunha assina com o Manchester United até 2030

Comitê organiza ato em solidariedade ao povo palestino em Campo Grande

Mesmo após reedição, Câmara dos Deputados pauta urgência para derrubar decreto de IOF

Notícias mais lidas agora

Justiça suspende ação que pede fim de contrato de R$ 59 milhões do Sigo

clínica comunidade

Defensoria faz ‘batida’ em clínica terapêutica que funcionava após interdição e não encontra ninguém

Papy considera econômico e não explica razão para dobrar valor de contrato jurídico na Câmara

VÍDEO: PM apreende mais de 1,3 toneladas de maconha em MS

Últimas Notícias

Transparência

Após ‘batida’, clínica terapêutica é interditada pela 2ª vez em 8 meses

Em outubro passado o local, por determinação judicial devia ser fechado; lá foram flagrados casos de tortura e maus-tratos n

Polícia

Homem é preso em flagrante após agredir ex-companheira em MS

Além desse crime, havia um mandado de prisão em aberto contra o homem, por não pagamento de pensão alimentícia relacionada a outro relacionamento

Cotidiano

Final de semana tem plantação de vacinação contra gripe em Campo Grande; confira onde 

A ação será realizada das 9h às 16h, no Pátio Central Shopping

Brasil

Moraes sobre redes: ‘Big techs têm ideologia e não podem querer posar de neutras’

O voto de Moraes é um dos mais aguardados, já que a regulamentação das redes sociais é uma das bandeiras do ministro, estudioso do tema