Pular para o conteúdo
Política

Rodolfo Nogueira acompanha 2º dia de julgamento ao lado de Bolsonaro e fala em ‘perseguição’

A denúncia da PGR contra Bolsonaro aponta crimes de organização criminosa armada e tentativa de golpe
Mariane Chianezi -
Rodolfo Nogueira acompanha 2º dia de julgamento ao lado de Bolsonaro e outros senadores | (Divulgação)

Na manhã desta quarta-feira (26), o deputado federal por , Rodolfo Nogueira (PL), esteve no gabinete do senador Flávio Bolsonaro (PL) para acompanhar o segundo dia do julgamento no STF sobre a denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. O parlamentar sul-mato-grossense disse que julgamento é ‘perseguição’ contra o ex-chefe do Executivo.

Antes do início da sessão, o parlamentar realizou uma oração com outros congressistas. Entre os presentes estavam os senadores Jorge Seif, Damares Alves e Magno Malta.

Em suas redes sociais, o deputado compartilhou sua presença ao lado de seu líder político, destacando uma passagem bíblica: “Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda. Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito para te guardarem em todos os teus caminhos.”

Questionado sobre o julgamento, Nogueira disse: “É difícil acreditar nesse julgamento quando vemos figuras como Flávio Dino, ex-ministro de Lula e declarado comunista, Alexandre de Moraes, que tem demonstrado a anos uma perseguição implacável contra o presidente Bolsonaro e seus apoiadores. Além disso, temos Zanin de Lula e indicado pelo mesmo. São todos indivíduos claramente declarados inimigos de Bolsonaro, o que torna esse julgamento claramente partidário. Diante disso, como podemos acreditar que esse julgamento será imparcial e sério, quando todos os envolvidos são veementemente contrários a Bolsonaro? O STF, ao que parece, não está fazendo justiça; está agindo em defesa de um partido.”

2º dia de julgamento contra Bolsonaro e mais 7 aliados

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta quarta-feira (26), às 10h, o julgamento sobre o recebimento da denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete acusados de tramarem e executarem um de Estado malsucedido.

É o segundo dia do julgamento da denúncia apresentada no mês passado pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Neste momento, os cinco ministros que compõem a turma julgam o chamado “núcleo crucial” do golpe, composto por oito dos 34 acusados de integrar uma organização criminosa para praticar atos contra a democracia, entre 2021 e o início de 2023.

A sessão começou com o voto do relator, ministro Alexandre de Moraes. Em seguida, votam os ministros Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin, nessa ordem.

Se a maioria dos magistrados votar pela aceitação da denúncia da PGR, Bolsonaro e mais sete acusados passarão à condição de réus e vão responder a uma ação penal no STF pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.

Com a eventual abertura do processo criminal, os advogados poderão indicar testemunhas e pedir a produção de novas provas para comprovar as teses de defesa. Com o fim da instrução do processo, o julgamento será marcado, e os ministros vão decidir se o ex-presidente e os demais acusados serão condenados à prisão ou absolvidos. 

Não há data definida para o julgamento. Em caso de condenação, a soma das penas para os crimes passa de 30 anos de prisão.

*Com informações Agência

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Organizador de evento diz que ciclista sofreu infarto durante prova em MS

Familiares procuram por idoso que desapareceu há uma semana em Miranda 

Empresária que teve comércio atingido por motorista embriagada pede ajuda no Jardim Centro-Oeste

Preta Gil é novamente hospitalizada às vésperas de tratamento no exterior; entenda

Notícias mais lidas agora

Vereadores de cidade de MS ganham diária maior que dos ministros para 'turbinar' salários

seguro consórcio denúncia

Canal da CPI recebeu quase uma denúncia por hora sobre ônibus do Consórcio Guaicurus

Desaprovação do governo Lula dispara em todo país e chega a 56%, aponta Quaest

Cantor Maurício Nascimento lança primeiro EP de músicas autorais em Campo Grande

Últimas Notícias

Polícia

Acusada de matar mulheres, bebê e carbonizar corpos tem prisão preventiva decretada

Autora dos três assassinatos ocorridos com requintes de crueldade na madrugada desta segunda

Trânsito

VÍDEO: Motorista bate em dois carros estacionados e foge na Vila Silva Regina

A colisão ocorreu na noite da última segunda-feira (31)

Economia

Dólar tem leve alta em dia de anúncio de tarifas recíprocas por Trump

Movimento de redução de posições em divisas latino-americanas apesar do dia positivo para commodities

Política

Daniel Júnior vence eleição para presidência da UCV-MS e promete revitalização e auditoria

Vitória de Daniel Jr. interrompe mandato de Jeovani Vieira, vereador de Juti, que presidiu a União das Câmaras de Vereadores por 12 anos