Pular para o conteúdo
Transparência

Clínica terapêutica interditada após relatos de tortura muda de nome e segue funcionando

Defensoria Pública de MS investigou o caso, e órgãos federais determinaram o fechamento do local
Celso Bejarano -
clínica comunidade
Comunidade foi fechada por 'maus-tratos'. (Helder Carvalho, Midiamax)

A Comunidade Terapêutica Filhos de Maria, situada na Chácara dos Poderes, em , interditada em outubro do ano passado por supostas práticas de tortura, maus-tratos e ainda supermedicação dos 95 pacientes ali internados, voltou a funcionar. Agora o espaço leva outro nome, Renascer, no mesmo local.

A clínica de antes, Filhos de Maria, e a de hoje, Renascer, cuidam de pacientes com saúde mental afetada, dependência química, toxicomaníacos e alcoólicos.

Até a manhã desta segunda-feira (9), a reportagem do Midiamax comprovou que ali havia 9 pacientes. Além disso, um dos cômodos da comunidade estava em reforma e deve abrigar novos internos a partir da semana que vem.

Em outubro do ano passado, por meio de denúncias anônimas, numa investigação conduzida pela Defensoria Pública de , a clínica teve o funcionamento suspenso.

Interdição

À época, a ação do NAS (Núcleo de Atenção à Saúde), pelo Nudedh (Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos ), com órgãos federais, acarretou na interdição do local.

Midiamax apurou que o juiz Ariovaldo Nantes Corrêa, da 1ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, a pedido da Defensoria Pública, expediu mandado de de constatação, para ver se a Clínica de Reabilitação Filhos de Maria tinha, ou não, suas atividades suspensas.

Na operação de outubro passado, mês de interdição da comunidade, ficou certo que a clínica não deveria mais abrir as portas, até o desfecho do processo que apura as supostas irregularidades ali flagradas.

E o processo segue, ainda não acabou. Portanto, não deveria funcionar. E, pelo que apurou a reportagem, a comunidade opera com outro nome, uma afronta ao sistema judiciário.

Pelo despacho judicial, um oficial de Justiça deve ir até a clínica e verificar se ela funciona ou não. A reportagem tentou saber mais detalhes sobre o processo, mas soube que ele tramita em sigilo.

Servidora confirmou o número de pacientes

Sem se identificar como reportagem, o Midiamax foi ao local e conversou com a enfermeira que trabalhava na comunidade Filhos de Maria e, agora, é responsável pelos pacientes da comunidade Renascer.

Desta forma, ela confirmou que hoje cuida de 9 pacientes. Disse também que a internação de um paciente gira em torno de R$ 1,5 mil por mês.

Assim, a interdição da Clínica Filhos de Maria entrou no assunto. Com isso, a enfermeira confirmou a interdição, contudo disse que, no dia da operação, os investigadores ouviram somente os pacientes, ninguém do comando da clínica.

Ela afirmou, ainda, que o processo está em andamento. Além disso, disse que a dona da Clínica Renascer chama-se Silvana. O jornal apurou que a dona da clínica seria Silvana da Silva Moura.

Pacientes estavam com feridas. (Divulgação, DGPE-MS)

Interdição

No dia da interdição da clínica, noticiada pelo Midiamax, 25 de outubro, por meio de comunicado, a defensora pública Eni Maria Sezerino Diniz disse: “Há algum tempo recebemos relatos sobre práticas de tortura, maus-tratos e supermedicação dos internos. Já vínhamos atuando nesse caso, e a inspeção foi um desdobramento natural do nosso trabalho”.

Também segundo a defensora, 95 homens estavam na clínica em condições indignas, “muitos dopados [pacientes] e sem atendimento médico adequado”.

Além de realizar a remoção dos pacientes, a defensoria acionou outros órgãos, como o Conselho Nacional de Psicologia e o Conselho Regional de e, ainda, a Polícia Civil, convocada para tomar depoimentos e produzir o boletim de ocorrência.

Também no dia da operação, a polícia informou por comunicado que “foi registrado um boletim de ocorrência por maus-tratos e cárcere privado e instaurado um Inquérito Policial para apurar as denúncias”.

À época, o comando da clínica não se manifestou. Depois disso, o jornal publicou reportagem dizendo que a clínica seguia aberta, funcionando.

O que diz a clínica

Depois da visita sem se identificar, a reportagem ligou para a Clínica Renascer e conversou com a mesma enfermeira. Desta vez, antes do diálogo, informou que era um repórter que estava do outro lado da linha.

Então, ela tratou do assunto com reservas. Disse que o local teria sido alugado, mas depois pediu que a reportagem fosse até lá e conversasse com quem “atendesse”.

Ela confirmou que a comunidade terapêutica Filhos de Maria tinha sido interditada e que não havia como comentar o assunto por tratar-se de demanda judicial tocada em segredo.

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada!

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Câmara aumenta pena para crimes contra idosos; texto segue para sanção

Argentinos castigam e Boca Jrs lamenta empate em duelo direto com Benfica no Mundial de Clubes

Mais de 190 pessoas são atendidas na Carreta da Justiça em Bodoquena

Trump: ‘todos devem evacuar Teerã imediatamente’

Notícias mais lidas agora

Investigação aponta que Claudinho Serra recebia propina pelos pais: ‘Levar encomenda’

cpi joão resende frota velha

Na CPI, Consórcio Guaicurus admite que ônibus circulam sem seguro exigido em contrato

ataque onça pantanal 2

Ataque e morte de Jorginho por onça no Pantanal teve motivação; saiba qual

Com cães farejadores, PRF apreende cocaína em Corumbá

Últimas Notícias

Mundo

Israel e Irã voltam a trocar ataques aéreos no 5º dia de guerra no Oriente Médio

Várias explosões foram ouvidas na parte leste de Teerã

Trânsito

Carreta destrói guard rail, sai da pista e vai parar em matagal nas margens da BR-163

Parte do guard rail ficou completamente destruído com o impacto

Brasil

Câmara pressiona governo Lula e aprova urgência para projeto que derruba aumento do IOF

A urgência é um instrumento que acelera a tramitação de uma proposta no plenário da Casa

Polícia

Familiares procuram por Maria que desapareceu há dois dias na região do Santo Eugênio

Quem tiver informações pode entrar em contato pelo 67 – 99284 – 2233