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Política

‘Queremos é a duplicação de 100% da rodovia’, diz Mara Caseiro sobre repactuação da BR-163

Trecho da BR-163, que passa por MS, vai a leilão nesta quinta-feira (22) com termo que reduz a duplicação
Fábio Oruê, Dândara Genelhú -
br-163
Deputada quer revisão dos termos do contrato (Helder Carvalho, Jornal Midiamax e Luciana Nassar, Alems)

A falta de duplicação da em foi um dos estopins para a rodovia passar por um novo leilão, que acontece nesta quinta-feira (22). Assim, para a deputada estadual Mara Caseiro (), todos clamam por uma rodovia totalmente duplicada no Estado.

Entretanto, o novo contrato divulgado pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) prevê a redução nos trechos que originalmente estavam na lista de duplicação. De 806,3 km no contrato original, agora serão 203 km nos novos termos, indo na contramão dos pedidos dos usuários.

“Eu sou contra os termos que foram colocados na repactuação dessa concessão da BR-163. O que nós queremos é a duplicação de 100% da rodovia, porque é isso que estava no contrato inicial. E é inadmissível, inclusive, a nossa capital, Campo Grande, não ter a sua totalidade desse anel viário duplicado. Eu acho que é a única capital do que não tem os seus acessos duplicados”, afirma a parlamentar ao Jornal Midiamax.

‘Corredor da morte’

O leilão nesta quinta traz novamente à tona questionamentos sobre a segurança e as condições de uma das principais rodovias do Estado e também uma das mais mortais. Reportagem do Jornal Midiamax mostrou que, dos 845,9 quilômetros de extensão da BR-163 em MS, 15 trechos concentram mais de 90 acidentes por quilômetro. Nos últimos 11 anos, os maiores registros de ocorrências por km aconteceram em áreas urbanas.

“Temos ali um trecho de Eldorado, que é a minha cidade, de Eldorado até Mundo Novo, que se tornou um corredor da morte, onde não tem acostamento. Eles colocaram os guard-rails em lugares de declive; é um absurdo. Você não tem para onde ir quando você se depara com algum caminhão vindo na faixa contrária. E nós já tivemos várias perdas de vidas”, cita a deputada.

Para ela, o leilão deveria ser suspenso até que novas exigências fossem formuladas para melhor atender a demanda da população. “Não pode ser diferente do primeiro, onde se exigia 100% da BR-163 duplicada. Tem muita coisa que deveria constar dentro desse novo contrato, que não está dentro das exigências. Isso é um absurdo”, opina à reportagem.

trechos urbanos br 163 campo grande ms
Trecho do km 485 é marcado por acidentes fatais na BR-163 em Campo Grande. (Madu Livramento, Jornal Midiamax)

BR-163 em Campo Grande

Dos 15 trechos com mais registros de acidentes da rodovia, 10 são em Campo Grande. Os quilômetros mostram grande incidência de ocorrências na BR-163 quando há fluxo urbano.

Isso porque a rodovia cerca o município, sendo usada como alternativa para o trânsito urbano. Ademais, segue com os veículos pesados que usam a rota intermunicipal.

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Ao contrário de , que possui um dos rodoanéis mais conhecidos — o Rodoanel Mário Covas —, Campo Grande não tem solução para o fluxo misto (de rodovia e urbano).

O rodoanel citado contorna a região metropolitana de São Paulo, interligando as rodovias Dutra, Régis Bittencourt e Anhanguera. E o principal: possibilita aos condutores urbanos alternativas como vias expressas.

Leilão

Após todo o imbróglio e pressão por avanços na BR-163, houve manifestação para relicitação da concessão. Os questionamentos e solicitações chegaram ao TCU (Tribunal de Contas da União). Em novembro de 2024, a maioria dos ministros votou pela repactuação do contrato de concessão, mas, meses depois, em 30 de janeiro de 2025, a ANTT lançou o edital de leilão da BR-163 em MS.

Assim, a solução promete o avanço das obras sem a necessidade de um processo de relicitação — tentativa de driblar o atraso das melhorias aguardadas para a rodovia. A repactuação aponta mudanças nas obrigações de investimentos. Entre elas, a redução dos trechos para duplicação.

Ou seja, os condutores terão menos de 50% da rodovia duplicada. Ainda que 203 quilômetros sejam duplicados, junto aos 150 quilômetros que contêm a duplicação, apenas 41% da estrada terá este tipo de melhoria — que promove segurança aos condutores.

Atual gestora vai participar

Por fim, a CCR MSVia confirmou ao Jornal Midiamax a participação no leilão. “A participação da Concessionária no leilão se dará na forma do Edital de Processo Competitivo nº 1/2025. A CCR MSVia reafirma o cumprimento integral de suas obrigações contratuais e sua dedicação à operação e manutenção da rodovia, com foco na segurança e na qualidade dos serviços aos clientes”.

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BR-163 (Reprodução, CCR MSVia)

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