Pular para o conteúdo
Política

Por unanimidade, vereadores derrubam veto e mantêm ajuda para compra de remédios e fraldas para PcD

Mães atípicas poderão adquirir produtos diretamente
Thalya Godoy -
Mães atípicas já realizaram diversos protestos contra o desabastecimento de insumos na Sesau. (Nathália Alcântara/Jornal Midiamax)

Os vereadores derrubaram, por unanimidade, veto do Executivo sobre o projeto que prevê ajuda de até R$ 12,5 mil para o fornecimento de fraldas, dietas, medicamentos especiais, entre outros itens para PcD (pessoas com deficiência). A proposta do PL (Projeto de Lei) 11.796/25 é de que o paciente possa utilizar esse recurso para adquirir diretamente o produto pelo período de até 180 dias. Além desta matéria, outros quatro projetos foram aprovados e um veto mantido na sessão ordinária desta terça-feira (1º).

Mães atípicas lutam pelo fornecimento de produtos como medicamentos, fraldas descartáveis, alimentação parenteral, suplementos alimentares, sondas e outros insumos. O projeto de lei apresentado na Câmara de Vereadores foi uma alternativa encontrada para que as mulheres possam garantir o tratamento e a qualidade de vida dos filhos.

Os autores do projeto são os vereadores Luiza Ribeiro (PT), Marquinhos Trad (PDT), Ronilço Guerreiro (PODE) e Jean Ferreira (PT). 

Existe uma expectativa de que seja marcada uma reunião entre a Prefeitura de e as mães das crianças com deficiência para definir quais serão os próximos passos.

Veto à Fundac

Os vereadores mantiveram o veto parcial ao Projeto de Lei 11.813/25, que cria a Fundac (Fundação Municipal de Cultura). A proposta é do Executivo e o veto refere-se à emenda no artigo 3°, de autoria da Mesa Diretora, para que a estrutura da Fundação seja definida por meio de lei, enquanto a proposta da Prefeitura estabelecia que fosse por decreto. A Prefeitura alegou vício formal de iniciativa.

A criação da Fundação de Cultura foi oficializada em 4 de junho. A solução encontrada para os setores de Cultura, Juventude e Mulheres f,oi a criação de secretarias executivas. No caso do setor de Cultura, foi prometida a criação de uma fundação, para que tivesse mais autonomia sobre os recursos. 

Homenagens

Em segunda discussão, foi aprovado o Projeto de Lei 11.721/25, que cria o Dia do Terceiro Setor no calendário oficial de eventos do município. A data será comemorada, anualmente, em 23 de março. A proposta é do vereador Flávio Cabo Almi ().

A Associação OSC MS Cultural, entidade sem fins lucrativos, localizada no Bairro Jockey Club, foi declarada como de Utilidade Pública Municipal por meio da aprovação do Projeto de Lei 11.833/25, em regime de urgência e única votação. A entidade atua nas áreas da cultura, educação, esportes, assistência social e defesa de direitos. A proposta é do vereador Landmark (PT).

Em regime de urgência, em única discussão, foi aprovado ainda o Projeto de Decreto Legislativo 3022/25, concedendo o título de Visitante llustre de Campo Grande a Paulo Rojaime da Silva. Ele atua há 35 anos no ministério pastoral e na promoção de valores cristãos, sociais e comunitários em diversas regiões do país. A proposta é do vereador Leinha (Avante).

O vereador e policial federal André Salineiro (PL) conseguiu a aprovação do Projeto de Resolução 564/25 que concede homenagem aos colegas de profissão. A matéria institui a Medalha Legislativa em homenagem ao Dia da Polícia Federal, a ser concedida, preferencialmente, na semana do dia 16 de novembro de cada ano, a todos os policiais federais que, no desempenho de suas funções, tenham prestado relevantes serviços em Campo Grande.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Operação contra Comando Vermelho tem ação em MS e ‘Dama do Crime’ acaba presa

Incêndio assusta moradores e fumaça toma conta do Bairro Moreninha

Alckmin diz que governo tentará acordo antes do prazo para tarifaço

Atividade econômica em terras indígenas divide opiniões no Senado

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Riedel explica motivo de MS ter concurso para polícia mesmo com limite prudencial extrapolado

Últimas Notícias

Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

Em 2017, o ICL entrou na mira do Tribunal de Contas da União pelo uso de R$ 150 milhões

A dúvida é: quem paga essa conta cara hoje?

Bastidores

[ BASTIDORES ] Agenda interna? ‘Visita surpresa’ chama atenção

Governador passou em comércios no centro de Campo Grande na terça-feira (15)

Sérgio Cruz - O dia na história

1797 – Fundação de Miranda

Governador Caetano Pinto de Miranda mandou fundar, em 16 de julho de 1897, o presídio Nossa Senhora de Carmo do Emboteteu

Polícia

Homem é sequestrado, mantido em cárcere e dois acabam presos em Campo Grande

Homem disse aos policiais que foi obrigado a fornecer as senhas de seus cartões