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Política

Para Zé Teixeira, Governo Federal deveria duplicar a BR-163 para ‘conservação’

Novo contrato de concessão da BR-163 prevê menos trechos para duplicar em comparação com o anterior
Fábio Oruê -
br-163
Deputado diz que duplicação deveria ser feita pela União (Madu Livramento, Jornal Midiamax e Luciana Nassar, Alems)

Prestes a ser leiloada, a deveria ser duplicada pelo , na visão do deputado estadual Zé Teixeira (), antes de ser entregue para a iniciativa privada. O certame acontece já na próxima quinta-feira (22).

“Essa rodovia tinha que ser privatizada depois que o Governo Federal duplicasse para conservação. Na minha visão, a CCR fez uma proposta para diminuir a duplicação; fazer a terceira via dos lugares perigosos; estar mais seguros nas travessias de cidade”, diz ao Jornal Midiamax.

O novo contrato divulgado pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) prevê a redução nos trechos que originalmente estavam na lista de duplicação. De 806,3 km no contrato original, agora serão 203 km nos novos termos, indo na contramão dos pedidos dos usuários.

Além disso, a segurança na via também sempre entra em discussão. Reportagem do Jornal Midiamax mostrou que dos 845,9 quilômetros de extensão da BR-163 em MS, 15 trechos concentram mais de 90 acidentes por quilômetro. Nos últimos 11 anos, os maiores registros de ocorrências por km aconteceram em áreas urbanas.

BR-163 em Campo Grande

Dos 15 trechos com mais registros de acidentes da rodovia, 10 são em Campo Grande. Os quilômetros mostram grande incidência de ocorrências na BR-163 quando há fluxo urbano.

Isso porque a rodovia cerca o município, sendo usada como alternativa para o trânsito urbano. Ademais, segue com os veículos pesados que usam a rota intermunicipal.

Ao contrário de São Paulo, que possui um dos rodoanéis mais conhecidos — o Rodoanel Mário Covas — não possui solução para o fluxo misto (de rodovia e urbano).

O rodoanel citado contorna a região metropolitana de , interligando as rodovias Dutra, Régis Bittencourt e Anhanguera. E o principal: possibilita aos condutores urbanos alternativas como vias expressas.

Leilão

Após todo o imbróglio e pressão por avanços na BR-163, houve manifestação para relicitação da concessão. Os questionamentos e solicitações chegaram ao TCU (Tribunal de Contas da União). Em novembro de 2024, a maioria dos ministros votou pela repactuação do contrato de concessão, mas, meses depois, em 30 de janeiro de 2025, a ANTT lançou o edital de leilão da BR-163 em MS.

Assim, a solução promete o avanço das obras sem a necessidade de um processo de relicitação — tentativa de driblar o atraso das melhorias aguardadas para a rodovia. A repactuação aponta mudanças nas obrigações de investimentos. Entre elas, a redução dos trechos para duplicação.

Ou seja, os condutores terão menos de 50% da rodovia duplicada. Ainda que 203 quilômetros sejam duplicados, junto aos 150 quilômetros que contêm a duplicação, apenas 41% da estrada terá este tipo de melhoria – que promove segurança aos condutores.

Por fim, a CCR MSVia confirmou ao Jornal Midiamax a participação no leilão. “A participação da Concessionária no leilão se dará na forma do Edital de Processo Competitivo nº 1/2025. A CCR MSVia reafirma o cumprimento integral de suas obrigações contratuais e sua dedicação à operação e manutenção da rodovia, com foco na segurança e na qualidade dos serviços aos clientes”.

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