Será discutida nesta terça-feira (29) durante sessão na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) a denominação oficial do termo ‘Vale da Celulose’ destinada a 11 municípios do Estado impulsionados pela cadeia produtiva da celulose.
Os municípios são Água Clara, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Brasilândia, Inocência, Nova Alvorada do Sul, Paranaíba, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Pardo, Selvíria e Três Lagoas.
O conjunto de cidades se destaca como polos de desenvolvimento econômico, logístico e social que geram empregos e impulsionam a cadeia produtiva e investimentos estratégicos. A ideia é também ser reconhecida como sendo um dos maiores polos do Brasil.
A região tem atraído grandes investimentos. No começo do mês, por exemplo, a Arauco inaugurou as obras da empresa na cidade de Inocência.
O termo ‘Vale da Celulose’ poderá ser utilizado em todos os documentos oficiais, sinalização, publicidade e comunicações institucionais.
Além disso, devem ser implementadas políticas públicas e programas de desenvolvimento sustentável para promover o investimento em qualificação profissional para atender as demandas do setor produtivo e fortalecer o mercado de trabalho, além do estímulo à integração logística entre os municípios integrantes.
O Projeto de Lei, do deputado Caravina (PSDB), prevê ainda promover qualificação profissional para atender as demandas do setor e estimular a integração logística entre os municípios.
Outros debates
Ainda nesta terça-feira será discutido o Programa Selo da Agricultura Familiar no âmbito de MS.
Haverá ainda a discussão sobre a obrigação das operadoras privadas de planos de saúde em MS encaminhar aviso prévio aos beneficiários com TEA (Transtorno do Espectro Autista) informando sobre a suspensão ou cancelamento de seus serviços. O texto é do deputado Junior Mochi (MDB).
Durante a sessão também será debatido a criação da Semana Estadual das Mães Atípicas, elaborada pela deputada Mara Caseiro, além de estabelecer diretrizes de incentivo à proteção e de atenção às mães atípicas.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.