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Cotidiano

Em nova tentativa, Rota da Celulose vai a leilão dia 8 de maio

O modelo de concessão considera a instalação de 12 praças de pedágio no trecho
Priscilla Peres -
Rodovia BR-262, em Mato Grosso do Sul (Foto: Edemir Rodrigues/EPE)

Com proposta reformulada, após ser suspenso por falta de interessados, o Governo de realiza no dia 8 de maio, a segunda tentativa de leiloar a ‘Rota da Celulose’. O roteiro inclui concessão de 870,3 km de rodovia na região leste, que formam a rota feita pela celulose produzida em indústrias do Estado.

A previsão de investimentos na Rota chega a cerca de R$ 10 bilhões em capital privado, e o será realizado em São Paulo (SP), na B3. O modelo de concessão considera a instalação de 12 praças de pedágio no trecho.

A Rota contempla trechos das rodovias estaduais MS-040, MS-338 e MS-395 e trechos das federais BR-262 e BR-267, totalizando 870,3 km de extensão pelo período de 30 anos. Conforme o estudo coordenado pelo Escritório de Parcerias Estratégicas de MS, atualmente passam 120.421 eixos rodantes pela rota, sendo a BR-267 o trecho com volume de tráfego (45,7% do tráfego total).

proposta prevê a instalação de 12 praças ou pórticos de pedágio, sendo um em , um em Água Clara, dois em Ribas do Rio Pardo, dois em Campo Grande, dois em Santa Rita do Pardo, dois em Bataguassu, um em Nova Andradina e um em Nova Alvorada do Sul.

Entre as novidades, a concessão deve aderir a pórticos de cobrança de pedágio automático chamada de Free-Flow. Em relação, a tarifa quilométrica, o projeto reajustou para R$ 0,19 por quilômetro em pistas simples e R$ 0,26 para pista dupla.

Para composição da política tarifária foram adotados os parâmetros de diferenciação de tarifa entre as de pista simples e de pista dupla (40% superior). A cobrança de pedágio será 100% eletrônica (sistema free-flow) com desconto de 5% na tarifa para usuários optantes pelo sistema de tag válido (AVI), e descontos progressivos de até 20% da tarifa para veículos de passeio de acordo com a frequência e isenção de cobrança para motocicletas.

Melhorias nas rodovias

A intenção do Governo do Estado é entregar as rodovias que formam a rota da Celulose para a iniciativa privada com o intuito de economizar nos investimentos e promover melhorias nos trechos. Com isso, quer alavancar ainda mais a região leste do Estado.

A empresa que arrematar o trecho terá de investir em obras e melhorias, incluindo recuperação, operação, manutenção, conservação e ampliação da capacidade rodoviária.

Precisam ser feitos investimentos em acostamentos, terceiras faixas, contornos rodoviários, dispositivos ao nível e em desnível, passagens de fauna, postos de parada e descanso, além de infraestrutura para segurança viária, como câmeras de monitoramento e radares.

Em cada um dos sistemas rodoviários estão previstos:

MS-040 / MS-338 / MS-395: Implantação de acostamentos e terceiras faixas; contorno rodoviário de Santa Rita do Pardo; dispositivos em nível e em desnível; passagens de fauna; postos de parada e descanso; e posto da PMRv (Polícia Militar Rodoviária Estadual).

BR-262: Implantação de duplicações, acostamentos e vias marginais; terceiras faixas; contornos rodoviários de Água Clara e ; dispositivos em nível e em desnível; passagens de fauna; postos de parada e descanso; reforma dos postos da PRF (Polícia Rodoviária Federal); e posto fiscal da Sefaz.

BR-267: Implantação de acostamentos, vias marginais e terceiras faixas; contorno rodoviário de Bataguassu; dispositivos em nível e passagens de fauna; postos de parada e descanso; reforma dos postos da PRF (Polícia Rodoviária Federal); e ampliação e reforma do posto fiscal da Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda).

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