Pular para o conteúdo
Política

MS pode precisar de ressarcimento após reforma tributária, diz Riedel

Governador de MS apontou perdas durante a transição da reforma
Dândara Genelhú, Vinicios Araujo -
riedel reforma
Riedel durante abertura do evento. (Vinícius Araújo, Midiamax)

O governador de , Eduardo Riedel (), disse que o Estado pode perder com a reforma tributária. Assim, disse que MS deverá ser ressarcido. A afirmação é desta terça-feira (27), durante a abertura do Seminário Estadual de Finanças de Tributação.

“Nós somos um estado que provavelmente vai perder, pela nossa natureza socioeconômica, mas vamos ser ressarcidos”, destacou. O evento ocorreu no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, no Parque dos Poderes.

Conforme Riedel, “o modelo tributário brasileiro é um emaranhado que travou a economia brasileira por muitos anos”. O governador apontou que a reforma trouxe “outros caminhos aqui para o Estado”.

Contudo, citou preocupações com a reforma. “Mesmo antes da reforma, os impactos dela já se fazem sentir nos municípios e estados, que têm que extinguir FIS e Fundersul, ao extinguir”.

Assim, destacou que “não estamos extinguindo a receita do município, estamos extinguindo fundo; a receita, ela vai do ICMS”.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Conectadas

Para Riedel, as mudanças se conectam entre si e são longas. “É só uma amostra grátis e mostra como as coisas estão conectadas aqui, a mudança é longa e gradual. Eventualmente vai ser ressarcido o município e estado”.

Sobre as perdas citadas e o ressarcimento, Riedel apontou caminhos. “Por isso temos que fortalecer o ICMS, pensando nos municípios para os próximos muitos anos”, disse.

Ademais, pontuou os planos para os próximos anos. “Estou sentando com os municípios, falo não para uns investimentos e sim para outros. Nós vamos chegar no fim dessa década com o saneamento básico universalizado e, com certeza, quase 100% dos municípios com pavimentos nas ruas, estradas e rodovias”, disse.

Veja como votou bancada de MS na regulamentação da reforma tributária

Evento

Parceria da Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda), Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), Fiems e (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) promoveu o evento.

Prefeitos e autoridades do primeiro escalão do Governo do Estado participaram do encontro. Além disso, deputados estaduais de MS marcaram presença representando o Legislativo.

O secretário extraordinário da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda, Bernard Appy, participou de mesa-redonda. A programação aconteceu às 10h, com o tema: “Reforma Tributária e Efeitos e desafios para estados e municípios”.

Por fim, haverá painéis temáticos com foco prático sobre a reforma. Estes serão voltados à realidade dos municípios, com oferta de orientações técnicas e troca de experiências sobre os principais desafios da política fiscal estadual e municipal.

***

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Zelensky propõe novo encontro sobre cessar-fogo e troca de presos com Rússia

Motorista é preso após acidente com quatro carros no Coophavila

Mirassol atropela o Santos em noite pouco inspirada de Neymar e falhas críticas de marcação

Terminam na segunda inscrições para cursinho pré-vestibular da UFMS

Notícias mais lidas agora

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Morre idosa atropelada na Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

Flávio Bolsonaro pede a Trump suspensão das tarifas, mas apaga post em seguida

Sob vaias, Vasco fica no empate com o Grêmio no Rio e vê pressão aumentar no Brasileirão

Últimas Notícias

Trânsito

Motociclista morre em acidente na Avenida Ceará, em Campo Grande

Bombeiros, Samu e polícia estiveram no local

Loterias

Mega-Sena acumula, mas 60 sul-mato-grossenses acertam quadra

Próximo sorteio será de R$ 33 milhões

Esportes

Ginástica rítmica: Brasil leva ouro inédito na Copa do Mundo, em Milão

Conjunto foi o melhor na disputa geral, com soma de notas em 2 séries

Emprego e Concurso

Abertas inscrições para seleção de administrativos da educação em Corumbá

Vagas são temporárias