Eleitores de Paranhos voltam às urnas seis meses após as eleições de 2024 para, novamente, escolher um prefeito. A Justiça Eleitoral cassou a candidatura do eleito em 6 de outubro do ano passado, Heliomar Klabunde (MDB), devido às irregularidades nas contas de gestão anterior.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Concorrem aos cargos Hélio Acosta (PSDB), como prefeito, e Alfredo Soares (MDB), o vice, pela chapa Unidos Por Paranhos. Do outro lado, estão Jorge Ricardo Laurício (PT) e Doutor Vicente (PT), da Federação Brasil da Esperança, como prefeito e vice, respectivamente.
A eleição ocorre com a candidatura do petista indeferida em prazo recursal, ou seja, o nome dele aparece na urna, mas aguarda sentença de instância superior para decidir se ele está apto ou não a concorrer depois ter registrado a candidatura fora do prazo.
O juiz da Zona Eleitoral Amambai, Daniel Raymundo da Matta explica como funciona as eleições em uma cidade com candidatura indeferida nas urnas.
“Como ele [Dr. Jorge] está recorrendo, ele continua participando normalmente das eleições, isso não interfere e não há prejuízo para o eleitor, porque não fica registrado na urna. O eleitor escolhe o seu candidato independente dessa circunstância, dessa condição”, esclarece.
O Midiamax acompanhou o início das votações e alguns eleitores relataram sentimento de dúvida em relação ao pleito, especialmente porque está é a segunda vez consecutiva que os moradores de Paranhos vão às urnas para escolher prefeito.
Após as eleições, o vencedor será proclamado e depois serão analisados os eventuais recursos, inclusive, se será necessária novas eleições. “Essa nova eleição só aconteceria caso esse candidato que está com registro de candidatura indeferido, se ele vier vencer as eleições e se esse indeferimento for mantido em todas as instâncias […] tudo que a Justiça Eleitoral pode fazer para que dê uma solução mais rápida possível, ela vem fazendo”, aponta.
Votação em Paranhos

Seis policiais da Polícia Federal chegaram no município no último sábado (5) e darão suporte às equipes de segurança circulando pela cidade durante o dia.
Os locais de votação estão localizados em cinco escolas da cidade: Escola Estadual Santiago Benites, Escola Municipal Taquaperi, Escola Municipal Pólo São José, Escola Municipal Mitsuro Saito e Escola Municipal Adriano Pires.
Na quinta-feira (3), as urnas eletrônicas começaram a ser entregues aos 120 mesários com o material de apoio e suporte. Além disso, a previsão é que os votos sejam totalmente contabilizados até às 18h (de MS). O local de apuração dos votos, por sua vez, será no Posto de Atendimento de Paranhos, na Avenida Marechal Dutra, n° 2111, no Centro.
Quem são os candidatos?
Hélio é vereador e presidente da Câmara Municipal. Ele assumiu a prefeitura em 1º de janeiro de 2025, enquanto o novo pleito não acontecia. Caso vença, assume o Executivo Municipal definitivamente. Caso contrário, se Dr. Jorge vencer a eleição, Hélio volta à Câmara e o petista toma posse como prefeito.
Contudo, o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) rejeitou o recurso de candidato a prefeito do PT porque o registro de candidatura teria sido feito fora do prazo. Se o candidato conseguir decisão favorável em instância superior, poderá assumir. Isso porque os votos são contabilizados como válidos. Portanto, os candidatos a prefeito e vice-prefeito são declarados eleitos.
Entretanto, “se a decisão final for desfavorável, com trânsito em julgado ou por decisão colegiada do TSE, os votos serão anulados em definitivo”, diz o TSE.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.