Pular para o conteúdo
Política

Com reviravoltas em eleição, juiz explica sobre futuro político de Paranhos

Paranhos passa por eleição suplementar para prefeito, neste domingo (6), com um dos dois candidatos com candidatura indeferida
Thalya Godoy, Dândara Genelhú -
Juiz Daniel Raymundo da Matta. (Helder Carvalho, Jornal Midiamax)

Eleitores de voltam às urnas seis meses após as eleições de 2024 para, novamente, escolher um prefeito. A Justiça Eleitoral cassou a candidatura do eleito em 6 de outubro do ano passado, Heliomar Klabunde (MDB), devido às irregularidades nas contas de gestão anterior. 

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Concorrem aos cargos Hélio Acosta (), como prefeito, e Alfredo Soares (MDB), o vice, pela chapa Unidos Por Paranhos. Do outro lado, estão Jorge Ricardo Laurício (PT) e Doutor Vicente (PT), da Federação Brasil da Esperança, como prefeito e vice, respectivamente. 

A eleição ocorre com a candidatura do petista indeferida em prazo recursal, ou seja, o nome dele aparece na urna, mas aguarda sentença de instância superior para decidir se ele está apto ou não a concorrer depois ter registrado a candidatura fora do prazo. 

O juiz da Zona Eleitoral , Daniel Raymundo da Matta explica como funciona as eleições em uma cidade com candidatura indeferida nas urnas. 

“Como ele [Dr. Jorge] está recorrendo, ele continua participando normalmente das eleições, isso não interfere e não há prejuízo para o eleitor, porque não fica registrado na urna. O eleitor escolhe o seu candidato independente dessa circunstância, dessa condição”, esclarece. 

O Midiamax acompanhou o início das votações e alguns eleitores relataram sentimento de dúvida em relação ao pleito, especialmente porque está é a segunda vez consecutiva que os moradores de Paranhos vão às urnas para escolher prefeito.

Após as eleições, o vencedor será proclamado e depois serão analisados os eventuais recursos, inclusive, se será necessária novas eleições. “Essa nova eleição só aconteceria caso esse candidato que está com registro de candidatura indeferido, se ele vier vencer as eleições e se esse indeferimento for mantido em todas as instâncias […] tudo que a Justiça Eleitoral pode fazer para que dê uma solução mais rápida possível, ela vem fazendo”, aponta. 

Votação em Paranhos

Agentes reforçam segurança. (Helder Carvalho, Midiamax)

Seis policiais da Polícia Federal chegaram no município no último sábado (5) e darão suporte às equipes de segurança circulando pela cidade durante o dia.

Os locais de votação estão localizados em cinco escolas da cidade: Escola Estadual Santiago Benites, Escola Municipal Taquaperi, Escola Municipal Pólo São José, Escola Municipal Mitsuro Saito e Escola Municipal Adriano Pires. 

Na quinta-feira (3), as urnas eletrônicas começaram a ser entregues aos 120 mesários com o material de apoio e suporte. Além disso, a previsão é que os votos sejam totalmente contabilizados até às 18h (de MS). O local de apuração dos votos, por sua vez, será no Posto de Atendimento de Paranhos, na Avenida Marechal Dutra, n° 2111, no Centro.

Quem são os candidatos?

Hélio é vereador e presidente da Câmara Municipal. Ele assumiu a prefeitura em 1º de janeiro de 2025, enquanto o novo pleito não acontecia. Caso vença, assume o Executivo Municipal definitivamente. Caso contrário, se Dr. Jorge vencer a eleição, Hélio volta à Câmara e o petista toma posse como prefeito.

Contudo, o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) rejeitou o recurso de candidato a prefeito do PT porque o registro de candidatura teria sido feito fora do prazo. Se o candidato conseguir decisão favorável em instância superior, poderá assumir. Isso porque os votos são contabilizados como válidos. Portanto, os candidatos a prefeito e vice-prefeito são declarados eleitos.

Entretanto, “se a decisão final for desfavorável, com trânsito em julgado ou por decisão colegiada do TSE, os votos serão anulados em definitivo”, diz o TSE.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Zelensky propõe novo encontro sobre cessar-fogo e troca de presos com Rússia

Motorista é preso após acidente com quatro carros no Coophavila

Mirassol atropela o Santos em noite pouco inspirada de Neymar e falhas críticas de marcação

Terminam na segunda inscrições para cursinho pré-vestibular da UFMS

Notícias mais lidas agora

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Morre idosa atropelada na Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

Flávio Bolsonaro pede a Trump suspensão das tarifas, mas apaga post em seguida

Sob vaias, Vasco fica no empate com o Grêmio no Rio e vê pressão aumentar no Brasileirão

Últimas Notícias

Trânsito

Motociclista morre em acidente na Avenida Ceará, em Campo Grande

Bombeiros, Samu e polícia estiveram no local

Loterias

Mega-Sena acumula, mas 60 sul-mato-grossenses acertam quadra

Próximo sorteio será de R$ 33 milhões

Esportes

Ginástica rítmica: Brasil leva ouro inédito na Copa do Mundo, em Milão

Conjunto foi o melhor na disputa geral, com soma de notas em 2 séries

Emprego e Concurso

Abertas inscrições para seleção de administrativos da educação em Corumbá

Vagas são temporárias