Pular para o conteúdo
Política

Governo de MS encerra paridade de exportação de grãos após expansão de agroindústrias

Há 20 anos os produtores tinham fiscalização sobre comercialização de grãos
Dândara Genelhú, Marcus Moura -
paridade exportações
Decreto foi revogado nesta quarta-feira (26). (Madu Livramento, Midiamax)

O Governo de Mato Grosso do Sul encerrou, nesta quarta-feira (26), a paridade para exportações de grãos no Estado. A medida foi adotada após expansão de agroindústrias em território sul-mato-grossense.

Em ato oficial, o governador Eduardo Riedel (PSDB) revogou decreto de finalização da paridade das exportações de soja e milho em MS. Por 20 anos, produtores tinham regulamentação para seguir a medida de controle das exportações e vendas internas.

Com a alteração, a expectativa é a promoção de competitividade para o setor. Além do incentivo para o crescimento da produção, industrialização e exportações de soja e milho em MS.

Riedel destacou que a paridade garantia receita ao Estado, considerando a isenção de tributos prevista na Lei Kandir nº 87/1996. No entanto, destacou que os produtores de MS também realizam comércio interestadual, o que auxiliou a revogação.

“De lá pra cá nós saímos de 13 milhões de toneladas de soja para 14 milhões. Nós saímos de um estado evidentemente exportador, para um estado que não cessa boa parte da sua produção aqui, e tem um comércio interestadual muito forte também para o Paraná, Santa Catarina e ”, pontuou.

Com a revogação do decreto, a comercialização para outros estados estará sujeita a cobrança de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) estadual. Ressaltou ainda que a expansão gerou empregos dentro do Estado.

“Então é uma medida que vai na linha da liberdade do mercado, responsável do ponto de vista fiscal, porque acreditamos que não vai haver impacto”, afirmou o governador de MS.

Mudanças no cenário

O secretário da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck, destacou as mudanças do mercado. Entre os apontamentos, estão investimentos em tecnologia da produção de soja e milho.

Assim, as mudanças causaram aumento expressivo na produtividade. “Isso impactou diretamente nas exportações desses dois grãos e houve uma mudança no perfil de produção de nosso Estado”.

A senadora Soraya Thronicke (Podemos) afirmou que a medida está alinhada com o cenário econômico atual. “Os mercados internacionais crescentemente exigentes pedem flexibilidade e agilidade, qualidades que passam a caracterizar nossas operações de exportação de grãos”, apontou a parlamentar.

A senadora por MS disse ainda que a medida poderá dar autonomia para os produtores competirem globalmente. “Expandir seus negócios e, com isso, fortalecer ainda mais a economia do nosso Mato Grosso do Sul”.

Márcio Fernandes representou a (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) no evento. Presidente da Comissão da Agricultura na Casa, comentou que o fim da paridade era solicitado há quase 17 anos dentro da Assembleia. O presidente da Alems, deputado Gerson Claro (PP), participou do ato ao lado de outros deputados: Paulo Duarte (PSB), Pedrossian Neto (PSD) e Junior Mochi (MDB).

Produções e exportações

A produção de soja em MS foi de 3,8 milhões de toneladas em 2004/2005 para 13,9 milhões de toneladas — previsão para de 2024/2025. Os dados são da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), SIGA/MS (Sistema de Informação Geográfica do ) e Agrostat.

Enquanto as exportações foram de 969 mil toneladas para 6,601 milhões de toneladas, no mesmo intervalo de 20 anos.

Sobre o milho, os dados apontam que a produção passou de 1,3 milhões para 10,1 milhões de toneladas em 20 anos. Neste mesmo intervalo, as exportações deste grão foram de 4 mil toneladas, para 982 mil toneladas.

Também participaram do evento o secretário da Sefaz (Secretaria do Estado da Fazenda), Flávio César, o presidente da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de MS), Marcelo Bertoni; o diretor-presidente da Aprosoja, Jorge Michelc.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
fios venda

Seis técnicos são presos por desviar fios de energia para venda ilegal em Campo Grande

ufms

UFMS abre 48 vagas para técnico em educação na Capital e interior

algamentos

Temporal deixa três pontos de alagamentos na BR-267; confira

VÍDEO: Câmeras flagram jovem em ‘surto’ invadindo casa e tentando sair

Notícias mais lidas agora

Feminicídio em MS: Mulher morre esfaqueada na nuca por companheiro, que está foragido

chuva alagamento guia lopes

Chuva intensa alaga trecho da BR-267 e deixa rastro de destruição em cidades de MS

paixao de cristo campo grande

Confira a programação: Sexta-feira Santa celebra a Paixão do Senhor

IFMS convoca estudantes para preencherem vagas remanescentes de curso preparatório

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Teatro terá quatro dias de programação gratuita dedicada ao Dia da Dança 

Atrações incluem espetáculos de diversos estilos, mostra coreográfica e um laboratório de improvisação

Brasil

Suspeita de envenenar família se disfarçou para comprar ovo de Páscoa

Polícia suspeita que crime tenha sido cometido por ciúmes, já que a suposta autora é ex do atual namorado de uma das vítimas

Cotidiano

Temporal alaga ruas e invade casa no jardim Los Angeles

Problemas foram registrados no Los Angeles e no Jardim Ouro Preto

Le Blog Maria Antonia

Após mais de uma década juntos, Mick Jagger e Melanie Hamrick confirmam noivado

Depois de mais de uma década de uma relação discreta, Mick Jagger e Melanie Hamrick finalmente colocaram fim aos rumores: estão noivos. A revelação foi feita pela própria ex-bailarina de 37 anos em entrevista à revista Paris Match, onde contou, com naturalidade, que o compromisso já existe há “dois ou três anos” — mas, por … Continued