‘Existe a possibilidade do PSDB permanecer PSDB’, diz Eduardo Riedel no Roda Viva

“Existem discussões abertas com outras siglas”, disse o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, sobre o futuro do PSDB para as eleições de 2026. Em entrevista ao Programa Roda Viva da TV Cultura na noite desta segunda-feira (17), o tucano falou sobre a possibilidade de fusão do partido, porém, comentou que existe a possibilidade do “PSDB permanecer PSDB”.
Conforme o governador, a partir de 2017, devido ao aumento da polarização política no País, o PSDB acabou ficando menor no ponto de vista de representatividade.
Em nota no último dia 13, o presidente nacional do partido, Marconi Perillo, defendeu a continuidade do PSDB. Nesta segunda, a IstoÉ publicou que o Podemos pode atravessar as negociações do MDB e do PSD e fechar uma fusão com o PSDB nas próximas semanas. Segundo a publicação, a ideia é defendida pelas principais lideranças do partido, deputado federal Aécio Neves (MG), Marconi Perillo, e o ex-senador Tasso Jereissati (CE), porém, os moldes da fusão ainda são negociados.
“PSDB carrega valores muito claros em relação ao seu ideário, e permanece isso, talvez de 2015 pra cá, 2017, houve uma mudança muito grande nesse conceito, aumentou a polarização no Brasil e, toda estrutura no Brasil, da reforma política brasileira, foi deixando o PSDB menor, no ponto de vista de representatividade. Mas não mudou o seu conceito, a sua ideologia em relação ao pensamento de uma maneira geral. E hoje há uma discussão muito presente no partido, fruto das próximas eleições de 2026 e desse pragmatismo. A reforma política está impondo a reorganização das estruturas partidárias, principalmente. Existe uma discussão em curso, dentro do PSDB, com opiniões distintas entre todos que detêm cargos, voz, expressão dentro do partido. PSDB foi responsável pelas grandes reformas e transformações no País. Existem discussões abertas, com outras siglas, existe a possibilidade do PSDB permanecer, PSDB. Agora, cada região tem sua sensibilidades, por isso não é simples a convergência. Neste momento, o presidente Marconi tem liderado essas conversas com representantes partidários e buscado entendimento para que a gente mantenha a unidade e mantenha principalmente, o espírito do PSDB em relação aos seus valores”, disse o governador.