Pular para o conteúdo
Política

Ex-motorista do Consórcio atesta superlotação nos ônibus: ‘Gente saindo pelo teto’

Moreli rebateu servidores da Agetran e Agereg que negaram superlotação do Consórcio e disse que câmeras garantem flagras da lotação
Dândara Genelhú, Thalya Godoy -
superlotação, consórcio
Ex-motorista do Consórcio. (Henrique Arakaki, Midiamax)

Ex-funcionário motorista do Consórcio, Wesley Moreli atestou a superlotação dos ônibus em . Em oitiva da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que investiga o na Capital, o ‘Príncipe do Consórcio Guaicurus’ — como ficou conhecido — disse que os veículos andam até com gente ‘saindo pelo teto’.

Na oitiva, Coringa (MDB) questionou sobre a superlotação. O vereador da CPI relembrou que, em outras oitivas, servidores da e Agereg negaram a superlotação. Um deles é Janine de Lima Bruno, que admitiu prestar serviços ao Consórcio antes de dirigir a Agetran. O ex-diretor negou os níveis de lotação altíssimos dos veículos.

Vale lembrar que o atual diretor-presidente da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito de Campo Grande), Paulo da Silva, admitiu que não multa ônibus do Consórcio Guaicurus por superlotação.

O ex-funcionário disse que os ônibus são ‘sucata’ em Campo Grande. Então, disse que não acionava a central de operações para adicionar ônibus reservas.

“Não tinha o que fazer, na minha opinião eles colocam os ônibus ali porque é só isso que tem”, disse. Assim, explicou que não solicitou os reforços, por saber da realidade das empresas com frota sucateada.

LEIA – Ex-prestador de serviços do Consórcio Guaicurus, Janine nega superlotação de ônibus

Sinalizador

“Não cheguei a pedir reforço, porque no meu ponto de vista eles têm noção do que está acontecendo. Tem câmeras, estão cientes de que existe a superlotação”, destacou.

Logo, Wesley disse que os motoristas possuem botão para sinalizar as superlotações. “A única coisa que lembro é de que no painel tem indicador de que está lotado, você envia. Agora, se eles colocavam reforço, não tem como saber”, destacou.

Com a demanda, o ex-funcionário do Consórcio disse que as empresas “colocam [passageiros] até não caber mais, a gente via que já estava saindo pelo teto. A gente passava pelos pontos e aquele monte de gente continuava. É muito feio”, lamentou sobre a situação.

ônibus consórcio guaicurus
Condições precárias dos ônibus do Consórcio Guaicurus. (Fala povo, Jornal Midiamax)

Frota sucateada e superlotação

Com frota sucateada e superlotação diária, o Consórcio Guaicurus tem apenas um ônibus para cada 7,6 mil passageiros. As empresas com lucros bilionários possuem 460 ônibus para atender à demanda de 3,3 milhões de usuários por mês em Campo Grande.

Os dados foram citados nas oitivas da CPI do Consórcio Guaicurus, na Câmara de Campo Grande. Então, na segunda (12 de maio), o fiscal aposentado Luis Carlos Alencar Filho apontou o número de usuários mensais do Consórcio.

“No início do contrato, em 2012, tinha 6,5 milhões de passageiros/mês, com cerca de 507 veículos. Essa demanda permaneceu até 2016. E veio caindo e, hoje, estamos em 3,3 milhões”, afirmou em depoimento.

Contudo, o aposentado fez apontamento sobre possíveis prejuízos. “A demanda caiu muito mais que a proporção de carros em operação”. Disse, ainda, aos vereadores, que um economista poderia explicar melhor a questão de receita do Consórcio.

Logo, pontuou que os valores citados possuem base na bilhetagem eletrônica da frota. “Sistema auditável seguro, qualquer dúvida pode consultar, é muito eficiente e confiável. Essa informação não tenho dúvida sobre isso”, destacou sobre os dados.

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada!

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
pac seleções

União define ações para execução das obras do Novo PAC em MS

feira do coopharadio

Tradição na cidade, feira de bairro vai sortear surpresas para os papais presentes

Empreendedorismo: Dakila quer alavancar os negócios na antiga rodoviária de Campo Grande

Prefeitura de Dourados e PRF unem forças para formação de motoristas do transporte escolar

Notícias mais lidas agora

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

Câmeras mostram Raquel no banco da frente antes de ser jogada na vala pelo amante

Prefeita anuncia mais cortes de gastos em secretarias de Campo Grande

Sejuv

De marketing a administração, Sejuv abre vagas para cursos gratuitos em Campo Grande

Últimas Notícias

MidiaMAIS

‘Partiu, maternidade’: impedida de virar bife, vaca Fumaça dá à luz em MS

Dias antes de parir, Fumaça fez um divertido ensaio (daqueles de grávida) ao lado das amigas e primas vacas que vivem no mesmo sítio

Política

Cônsul da China diz que pode investir em infraestrutura e tecnologia em Ponta Porã

Chineses têm interesse na Rota Bioceânica, que vai passar por Ponta Porã

Cotidiano

‘Vamos poder negociar’: autoescolas aprovam fim da obrigatoriedade de aulas práticas

Governo Federal pretende reduzir burocracias para a emissão da CNH e acabar com a obrigatoriedade de passar por autoescola

Trânsito

Motorista ‘fura’ preferencial e provoca acidente com dois carros e capotamento em Campo Grande

Um dos carros atingido estava parado na Rua Pernambuco