Referência nacional nas políticas de combate à fome, o ex-ministro do Desenvolvimento Social e atual deputado pelo PT de Minas Gerais, Patrus Ananias, esteve em Campo Grande nesta quinta-feira (9) para participar de um seminário sobre segurança alimentar promovido pelo vereador Landmark (PT) na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).
A presença do ex-ministro do governo de Dilma Rousseff reuniu lideranças políticas, acadêmicos e movimentos populares. Em coletiva na entrada do evento, Petrus destacou o papel da escola pública na garantia do direito básico à alimentação desde a infância.
“Para a segurança alimentar nas nossas escolas, começando pela educação infantil, pelas nossas creches, é fundamental que nós tenhamos uma política pública”, afirmou Patrus em entrevista ao Midiamax.
O ex-ministro também defendeu a atuação da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) na compra e distribuição de alimentos saudáveis, a quem atribuiu abandono no que chamou de “desgoverno passado” referindo-se à gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Ele ainda cobra a responsabilidade dos gestores públicos na fiscalização dos contratos de fornecimento da merenda escolar. A fala ocorre em um contexto de investigação por fraude em licitações e fornecimento de alimentos estragados em cidades de Mato Grosso do Sul, conforme revelou o Midiamax.

Movimentos sociais acompanharam evento
Durante o evento, lideranças de movimentos sociais cobraram mais agilidade do poder público no apoio à produção local de alimentos.
Para Jonas Carlos da Conceição, agricultor e membro da direção estadual do Movimento Popular de Luta, “quem produz alimento está dentro da agricultura familiar e o principal desafio é justamente as linhas de crédito e o acompanhamento da assistência técnica”.
Ele criticou a ausência de estrutura do governo estadual para garantir o acesso a políticas públicas no campo: “A maioria do que comemos vem de fora. Precisa qualificar os produtores, liberar crédito e assistência técnica”.
O seminário também marcou o início da articulação da Frente Municipal de Segurança Alimentar na Câmara de Campo Grande, que deve reunir parlamentares, universidades e movimentos sociais em torno da pauta.
“Estamos construindo um relatório com base nessa escuta qualificada para avançar em políticas públicas com base em experiências como o Mercado Escola e o Cinturão Verde”, explicou o vereador Landmark.
Para Patrus Ananias, garantir comida de qualidade no prato do aluno é garantir o futuro do país. “O direito à alimentação saudável é o primeiro degrau da cidadania. Ninguém pode exercer sua cidadania se não tiver assegurado esse ponto de partida”, concluiu.

💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.