Pular para o conteúdo
Política

Em Campo Grande, ex-ministro defende escolas como base da segurança alimentar e fiscalização de contratos de merenda

O deputado federal por Minas Gerais participa de seminário sobre segurança alimentar promovido pelo vereador Landmark (PT)
Mariane Chianezi, Vinicios Araujo -
Ex-ministro do governo Dilma e deputado federal por MG, Patrus Ananias (PT), em Campo Grande | (Vinícios Araújo, Midiamax)

Referência nacional nas políticas de combate à fome, o ex-ministro do Desenvolvimento Social e atual deputado pelo PT de Minas Gerais, Patrus Ananias, esteve em nesta sexta-feira (9) para participar de um seminário sobre segurança alimentar promovido pelo vereador Landmark (PT) na (Universidade Federal de ).

A presença do ex-ministro do governo de Dilma Rousseff reuniu lideranças políticas, acadêmicos e movimentos populares. Em coletiva na entrada do evento, Petrus destacou o papel da escola pública na garantia do direito básico à alimentação desde a infância.

“Para a segurança alimentar nas nossas escolas, começando pela educação infantil, pelas nossas creches, é fundamental que nós tenhamos uma política pública”, afirmou Patrus em entrevista ao Midiamax.

O ex-ministro também defendeu a atuação da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) na compra e distribuição de alimentos saudáveis, a quem atribuiu abandono no que chamou de “desgoverno passado” referindo-se à gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Ele ainda cobra a responsabilidade dos gestores públicos na fiscalização dos contratos de fornecimento da merenda escolar. A fala ocorre em um contexto de investigação por fraude em licitações e fornecimento de alimentos estragados em cidades de Mato Grosso do Sul, conforme revelou o Midiamax.

Evento aconteceu na UFMS nesta sexta-feira (9) | (Vinícios Araújo, Midiamax)

Movimentos sociais acompanharam evento

Durante o evento, lideranças de movimentos sociais cobraram mais agilidade do poder público no apoio à produção local de alimentos.

Para Jonas Carlos da Conceição, agricultor e membro da direção estadual do Movimento Popular de Luta, “quem produz alimento está dentro da agricultura familiar e o principal desafio é justamente as linhas de crédito e o acompanhamento da assistência técnica”.

Ele criticou a ausência de estrutura do governo estadual para garantir o acesso a políticas públicas no campo: “A maioria do que comemos vem de fora. Precisa qualificar os produtores, liberar crédito e assistência técnica”.

O seminário também marcou o início da articulação da Frente Municipal de Segurança Alimentar na Câmara de Campo Grande, que deve reunir parlamentares, universidades e movimentos sociais em torno da pauta.

“Estamos construindo um relatório com base nessa escuta qualificada para avançar em políticas públicas com base em experiências como o Mercado Escola e o Cinturão Verde”, explicou o vereador Landmark.

Para Patrus Ananias, garantir comida de qualidade no prato do aluno é garantir o futuro do país. “O direito à alimentação saudável é o primeiro degrau da cidadania. Ninguém pode exercer sua cidadania se não tiver assegurado esse ponto de partida”, concluiu.

Evento recebeu movimentos sociais | (Vinícios Araújo, Midiamax)

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Maior do mundo: Brasil inaugura biofábrica de mosquitos Wolbitos para o combate à dengue

Antes de show de Gian e Giovani, arquibancada desaba e deixa 30 pessoas feridas em SP

Encerram neste domingo inscrições para concurso da Câmara de Ladário

Neymar rebate pergunta feita por repórter sobre seu estado de saúde: ‘De novo isso, mano?’

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Domingo tem feiras, apresentações e atividades para a criançada em Campo Grande

Vitória do São Paulo sobre o Corinthians mantém invencibilidade do tricolor em casa no Brasileirão

Últimas Notícias

Cotidiano

Empreendedores e agricultores já podem se inscrever para vender no mercado da UFMS

Inscrições para seleção de expositores no Mercado Escola vão até 29 de julho

Mundo

Enchentes e deslizamentos matam 17 pessoas na Coreia do Sul

Onze pessoas permanecem desaparecidas

Polícia

16 anos após cometer homicídio, homem é preso em Campo Grande

Fabrício Mansano Lima é acusado de participar do homícidio de Wellington Nilton da Silva de Sousa, no dia 14 de setembro de 2009

Brasil

AGU pede ao STF investigação de investimentos suspeitos em dólar no Brasil antes do tarifaço de Trump

O pedido ocorre diante de suspeitas de uso de informações privilegiadas em operações atípicas de câmbio, realizadas antes e depois do anúncio da taxação aplicada ao Brasil pelo governo norte-americano