Pular para o conteúdo
Política

Deputado de MS propõe tirar do presidente poder de definir e classificar armas de fogo

Para Marcos Pollon (PL-MS), norma causa insegurança jurídica
Gabriel Maymone -
Deputado Marcos Pollon (PL-MS) (Divulgação)

3317/2025, do deputado Marcos Pollon (PL-MS), propõe retirar o poder do presidente da República para classificar e definir armas de fogo e demais produtos controlados previstos em artigo do Estatuto do Desarmamento.

Para o parlamentar, a revogação dessa disposição se faz imprescindível para assegurar maior segurança jurídica, previsibilidade e estabilidade na regulamentação sobre produtos controlados, especialmente armas e munições, no ordenamento jurídico brasileiro.

Isso porque, segundo Pollon, que é fundador do Proarmas, a redação do referido artigo tem causado instabilidades regulatórias como extrapolar limites técnicos e causar restrições arbitrárias desses produtos.

O projeto apresentado revoga o art. 23 da Lei nº 10.826, de 22 de dezembro de 2003, também conhecido como Estatuto do Desarmamento, que delega ao chefe do Federal, mediante proposta do Comando do Exército, a competência para classificar e definir armas de fogo e demais produtos controlados.

Projeto contra PF controlar CACs

Pollon também é autor de projeto para sustar Instrução Normativa da PF (Polícia Federal) que disciplina as atividades de colecionamento, tiro desportivo e caça.

✅ Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Para o parlamentar, afirma que a medida se faz necessária por acreditar que houve extrapolação dos limites legais e constitucionais por parte do Poder Executivo. Segundo ele, a Instrução invadiu a competência expressamente atribuída ao Comando do Exército Brasileiro pela Lei nº 10.826/2003 (Estatuto do Desarmamento).

“A insegurança jurídica que decorre dessa sobreposição normativa fragiliza o exercício legal das atividades, afeta diretamente a economia relacionada ao setor e prejudica atividades esportivas reconhecidas nacional e internacionalmente”.

A Lei nº 10.826/2003 é clara e inequívoca ao estabelecer no seu artigo 24 a competência privativa do Comando do Exército para autorizar e fiscalizar atividades relacionadas aos CACs (Colecionadores, Atiradores desportivos e Caçadores), incluindo o controle sobre armas, munições e produtos correlatos.

“Trata-se de uma atribuição especializada, técnica e rigorosa, reconhecida historicamente como essencial para a segurança nacional e para o controle adequado de produtos controlados pelo Estado brasileiro”.

Conforme o parlamentar, ao editar a Instrução Normativa DG/PF nº 311, a Polícia Federal ultrapassou os limites constitucionais do seu poder regulamentar e desrespeitou frontalmente uma divisão clara de competências definida pelo legislador ordinário. “Essa violação extrapola os limites da mera irregularidade administrativa, configurando uma afronta à segurança jurídica, princípio basilar do Estado Democrático de , que pressupõe o respeito absoluto à legalidade por parte da Administração Pública”.

Sabe de algo que o público precisa saber? Fala pro Midiamax!

Se você está por dentro de alguma informação que acha importante o público saber, fale com jornalistas do Jornal Midiamax!

E pode ficar tranquilo, porque nós garantimos total sigilo da fonte, conforme a Constituição Brasileira.

Fala Povo: O leitor pode falar direto no WhatsApp do Jornal Midiamax pelo número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Se preferir, você também pode falar com o Jornal direto no Messenger do Facebook.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caio Castro assume namoro com ex-atriz da Globo; conheça ela

Suzano abre inscrições para curso gratuito com pagamento de bolsa-auxílio de R$ 1.400

Eduardo Bolsonaro anuncia que larga mandato para continuar nos EUA

VÍDEO: Jogadores vão à arquibancada brigar com a própria torcida no RJ

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

Motorista que morreu em acidente na BR-163 era advogado de 27 anos

atitude joao gomes no palco

VÍDEO: A atitude discreta que João Gomes teve no palco e pouca gente viu

Após denúncias, filho e sobrinho de subprefeito de  Sanga Puitã são presos presos com fuzil e pistola na fronteira

Últimas Notícias

Política

De mudança do PSDB, Riedel lembra conversas com Lula: ‘Nunca perguntou meu partido’

"Minha palavra é só de gratidão ao Governo Federal", disse governador durante assinatura de convênio

Cotidiano

Profissionais da educação protestam contra demissões em Sidrolândia

Manifestantes alegam que receberam aviso de demissões em massa na última semana, com término dos contratos previsto para quinta-feira (17)

Política

Federação União/PP mantém presidência em MS com Tereza e mira 3 federais em 2026

Enquanto comando nacional ficará sob liderança do União, em MS Progressista segue na 'chefia' do futuro partido federado

Polícia

Padrasto é preso em flagrante em Dourados por abuso sexual de enteadas

Delegada de plantão solicitou um exame do médico legista, que confirmou sinais recentes de abuso nas duas crianças