Pular para o conteúdo
Política

CPI da Santa Casa: confira quem assinou pedido de investigação

Com o número de assinaturas necessário já superado, o pedido agora aguarda os trâmites regimentais para ser formalizado
Vinicios Araujo, Fábio Oruê -
cpi santa casa rafael tavares
Rafael Tavares é propositor da CPI e assegura ter mobilizado número de assinaturas superior ao mínimo exigido. (Helder Carvalho, Jornal Midiamax)

Durante a sessão desta terça-feira (3), o vereador (PL) anunciou ter reunido 14 assinaturas para instaurar uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que investigue a situação financeira da Santa Casa de . Com o número necessário já superado, o pedido agora aguarda os trâmites regimentais para ser formalizado.

Ao Midiamax, o parlamentar encaminhou lista com a relação dos colegas que assinam o pedido.

São eles: Leinha (Avante), Wilson (Avante), Ana Portela (PL), André Salineiro (PL), Jean Ferreira (PT), Júnior Coringa (MDB), Maicon Nogueira (PP), Marquinhos Trad (PSD), Professor Juari (), Fábio Rocha (União Progressista), Neto Santos (Republicanos), Flávio Cabo Almi (PSDB), Dr. Lívio (União Progressista) e o próprio Rafael Tavares.

A principal alegação é a falta de transparência da entidade filantrópica, que afirma operar com um déficit de R$ 13 milhões mensais nos atendimentos via SUS (Sistema Único de ).

“Precisamos saber o porquê do colapso. Temos que entender o que está sendo gasto com folha de pagamento, insumos, quais são as contas fixas, quais são as variáveis. É como se fosse uma empresa, e uma empresa que gasta mais do que arrecada, quebra. É isso que está acontecendo com a Santa Casa”, defendeu Tavares.

O vereador relata que tentou obter informações de forma oficial, via requerimento, com prazo inicial de 15 dias, prorrogado posteriormente pelo presidente da Casa, Epaminondas Neto (Papy/PSDB).

Mesmo assim, a direção do hospital não apresentou resposta alguma. “Isso demonstra não só uma falta de transparência, mas uma falta de respeito com o Legislativo municipal, que foi eleito pelo povo”, criticou.

Tavares esteve na Santa Casa no domingo (1º) e afirmou que a omissão da administração reforça a urgência da investigação. “Se não querem responder por meio de ofício, vão ter que vir aqui prestar esclarecimentos. Vamos convocar e ouvir diretamente os responsáveis.”

O presidente da Câmara, Papy, esclareceu que o Legislativo não tem prerrogativa legal para exigir informações diretamente de instituições privadas. No entanto, por se tratar de uma entidade que recebe recursos públicos, a Câmara pode, sim, apurar possíveis irregularidades.

“Todo órgão público ou que tenha relação com recursos públicos pode e deve ser investigado, se houver indícios que justifiquem”, pontuou.

Tragédia e caos hospitalar

A pressão pela CPI se intensificou após a morte da menina Sophie Emanuelle Viana, de 5 anos, internada por três dias na Santa Casa, após um acidente doméstico. A família denuncia negligência no atendimento.

O episódio escancarou a crise enfrentada pelo hospital, que, desde março, opera em superlotação e com falta grave de insumos.

Dados oficiais apontam que Campo Grande possui 3.120 leitos hospitalares, mas apenas 58% são destinados ao SUS. Na Pediatria, o cenário é ainda mais alarmante: são apenas 111 leitos pediátricos para atender mais de 85 mil crianças de até seis anos — ou seja, 1 leito para cada 766 crianças.

Mesmo entre os adultos, os números estão abaixo do ideal. Segundo a OMS, o recomendado é de 3 a 5 leitos por mil habitantes, mas Campo Grande está longe desse índice.

*Com Priscilla Peres.

***

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Empreendedores e agricultores já podem se inscrever para vender no mercado da UFMS

Enchentes e deslizamentos matam 17 pessoas na Coreia do Sul

Dezesseis anos após cometer homicídio, homem é preso em Campo Grande

Advocacia-Geral da União (AGU)

AGU pede ao STF investigação de investimentos suspeitos em dólar no Brasil antes do tarifaço de Trump

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Domingo tem feiras, apresentações e atividades para a criançada em Campo Grande

Maior do mundo: Brasil inaugura biofábrica de mosquitos Wolbitos para o combate à dengue

Últimas Notícias

Mundo

Novo ataque perto de centro de distribuição de alimentos deixa 73 mortos na Faixa de Gaza

Disparos israelenses próximo a centros de distribuição de alimentos se tornaram rotina

Polícia

Jovens denunciam pai de santo por drogar e abusar sexualmente em terreiro de Campo Grande

O acusado teria ameaçado uma das jovens após ela passar a frequentar outro terreiro

Cotidiano

Por um trânsito mais seguro, projeto social faz oração na Avenida Afonso Pena

Esta é a 4ª edição do encontro

Famosos

Ary Fontoura diz que ‘cumpriu sua tarefa’ ao citar relacionamentos

Mas ele faz ressalva: 'Estou vivo'