Pular para o conteúdo
Política

Tarifaço de Trump representa “grandes oportunidades” para o agro, diz Riedel

Governador de MS também alertou para impactos nas cadeias produtivas no Brasil
Dândara Genelhú, Liana Feitosa -
Riedel tarifas eua incentivo
Governo de MS lança programa Proleite. (Henrique Arakaki, Midiamax)

O governador Eduardo Riedel () comentou sobre o ‘tarifaço’ de Trump em coletiva do lançamento do Proleite (Programa de Desenvolvimento da Bovinocultura de Leite). Nesta quinta-feira (10), o gestor afirmou que as negociações internacionais podem gerar “grandes oportunidades”.

Assim, também alertou para pontos negativos das tarifas dos Estados Unidos. “Com certeza algumas cadeias produtivas vão ser afetadas e com certeza vão surgir grandes oportunidades para outras áreas da economia, mas é cedo ainda para dizer”, pontuou.

Neste sentido, o governador lembrou que o presidente Donald Trump anunciou ‘pausa’ de 90 dias no tarifaço. “Então eu entendo que vai haver uma acomodação de toda essa natureza de negociação que Estados Unidos adotou, num curto prazo. Nós vamos entender as consequências disso”, disse.

Incentivo para cadeias produtivas

No evento do programa que visa elevar a produção de leite em MS, Riedel comentou sobre as cadeias produtivas. “Se não tiver política pública, ou tiver uma política pública errada, ele acaba atrapalhando o desenvolvimento natural dessas cadeias produtivas”.

Riedel afirmou que “estamos inseridos dentro de uma agenda de segurança alimentar e transição energética global”. Por isso, reforçou que o Brasil é um dos grandes fornecedores de alimento para o Brasil e o mundo.

Então, relacionou o crescimento do Estado com o “incentivo ao desenvolvimento dessas cadeias produtivas, desde a produção, a industrialização e a comercialização”.

Sobre o Proleite, ressaltou que o “programa induz a melhoria da eficiência do produtor rural”. Além disso, explicou que a ação trata do aspecto econômico, ambiental e sanitário.

Riedel comentou sobre as expectativas do programa em relação ao cenário nacional. “Eu acredito que é o início de uma caminhada. É um programa que vai desafiar produtor e indústria a mudar o conceito da produção de leite em vários aspectos, ao processamento de produção de leite”.

No entanto, disse que o impacto ainda está por vir. “ chegar muito mais longe do que está hoje. A gente tem potencial para isso. Estamos perto de grandes mercados consumidores, como , como o Sul do país, que é o maior produtor de leite, tanto , Paraná, Santa Catarina. E o pode se destacar nesse cenário, mesmo quando ao lado de Minas Gerais e São Paulo”, finalizou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Arquidiocese de Campo Grande recebeu área para construção no Assentamento Estrela (Arquidiocese de Campo Grande, Divulgação)

Incra autoriza Arquidiocese de Campo Grande a usar área no Assentamento Estrela

Justiça condena operadora após cliente de MS descobrir linhas em seu nome

VÍDEO: Homem bate em carro e poste durante perseguição policial no Tiradentes

MP firma acordo com Câmara de Ivinhema para evitar servidores ‘apadrinhados’

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Eduardo Bolsonaro

Eduardo Bolsonaro diz que não vai renunciar ao mandato de deputado

Projeto de stylist exalta corpos transexuais com editoriais de moda feitos em Campo Grande

Últimas Notícias

Esportes

Entra em campo agora Juventude e Cruzeiro pelo Brasileirão

Jogo acontece na 15ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Mineirão

Transparência

Prefeito de MS vai pagar quase R$ 30 mil de multa para se livrar de ação judicial

Prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra (PSDB), cometeu crime ambiental e seria processado

Cotidiano

Mato Grosso do Sul registra mais 25 óbitos por síndrome respiratória

Nesta semana epidemiológica, 65 casos foram registrados, 120 a menos que na semana epidemiológica 27

Cotidiano

De incêndio a vazamentos: seguro residencial cresce na preferência de sul-mato-grossenses

Serviços se tornam alternativa diante de prejuízos causados pelas mudanças climáticas, como as chuvas fortes