Com alto número de pedidos de internações, MPMS cobra instalação de Caps em Itaquiraí

Governo de MS já tinha autorizado plano de ação que previa implantação de Caps em Itaquiraí

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
caps
CAPs em Campo Grande – Ilustrativa (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

O MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) cobrou da Prefeitura de Itaquiraí a instalação de um Caps I no município por conta do alto número de ações judiciais pedindo internações psiquiátricas. A recomendação foi publicada no Diário Oficial do MP desta quinta-feira (6).

Ao fazer a recomendação, a promotora de Justiça Janaína Scopel Bonatto considerou também que a equipe de atendimento à saúde mental em Itaquiraí é composta por apenas quatro psicólogos. A informação foi prestada pela própria Secretaria Municipal de Saúde, por meio de ofício.

“[…] a estrutura atual não contempla adequada assistência ambulatorial àqueles que sofrem por conta de transtornos mentais graves ou pelo uso de crack, álcool e outras drogas, em todas as faixas etárias”, analisa a promotora.

Como Itaquiraí, conforme a última estimativa populacional do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), tem população aproximada de 19.423 habitantes, a legislação comporta a instalação da forma mais básica do centro, o Caps I.

O Caps I é destinado ao atendimento de pessoas de todas as idades com transtornos mentais graves e persistentes e também com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas.

O MPMS ainda ressalta que o Governo de MS aprovou a atualização do Plano de Ação Regional da Rede de Atenção Psicossocial que previa a implantação de um Caps I entre 2022 e 2023, por pactuação municipal em Itaquiraí.

A recomendação é direcionada ao prefeito Thalles Tomazelli (PSDB) e ao secretário de saúde, Sérgio Pupo. Eles devem providenciar a implantação e o funcionamento do Caps I dentro de seis meses e informar para a promotoria, a cada 30 dias, as medidas adotadas para tal.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Conteúdos relacionados

Senado cpi crimes
tereza ibge A parlamentar solicitou mais tempo para analisar o texto (Foto: Geraldo Magela/Agência Senado)