Com alto número de pedidos de internações, MPMS cobra instalação de Caps em Itaquiraí
Governo de MS já tinha autorizado plano de ação que previa implantação de Caps em Itaquiraí
Fábio Oruê –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) cobrou da Prefeitura de Itaquiraí a instalação de um Caps I no município por conta do alto número de ações judiciais pedindo internações psiquiátricas. A recomendação foi publicada no Diário Oficial do MP desta quinta-feira (6).
Ao fazer a recomendação, a promotora de Justiça Janaína Scopel Bonatto considerou também que a equipe de atendimento à saúde mental em Itaquiraí é composta por apenas quatro psicólogos. A informação foi prestada pela própria Secretaria Municipal de Saúde, por meio de ofício.
“[…] a estrutura atual não contempla adequada assistência ambulatorial àqueles que sofrem por conta de transtornos mentais graves ou pelo uso de crack, álcool e outras drogas, em todas as faixas etárias”, analisa a promotora.
Como Itaquiraí, conforme a última estimativa populacional do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), tem população aproximada de 19.423 habitantes, a legislação comporta a instalação da forma mais básica do centro, o Caps I.
O Caps I é destinado ao atendimento de pessoas de todas as idades com transtornos mentais graves e persistentes e também com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas.
O MPMS ainda ressalta que o Governo de MS aprovou a atualização do Plano de Ação Regional da Rede de Atenção Psicossocial que previa a implantação de um Caps I entre 2022 e 2023, por pactuação municipal em Itaquiraí.
A recomendação é direcionada ao prefeito Thalles Tomazelli (PSDB) e ao secretário de saúde, Sérgio Pupo. Eles devem providenciar a implantação e o funcionamento do Caps I dentro de seis meses e informar para a promotoria, a cada 30 dias, as medidas adotadas para tal.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
Notícias mais lidas agora
- Classificada com alto risco, moradores temem rompimento de barragem no Parque Atlântico
- Após aumento da tarifa, Consórcio Guaicurus tenta garantir repasse maior da prefeitura na Justiça
- Riedel regulamenta proibição do uso de celulares em escolas de Mato Grosso do Sul
- Em rua que nem ônibus passa, moradores do Jardim Centro Oeste ficam isolados por lama e crateras
Últimas Notícias
Dupla agride três pessoas com pauladas no Vilas Boas na Capital
O caso ocorreu no último domingo (2)
Defesa Civil emite ‘alerta severo’ de chuvas em São Paulo e Federação adia início do dérbi
Partida entre Palmeiras e Corinthians estava prevista para iniciar às 20 horas (horário de SP) mas foi adiada em meia hora
‘Se o povo se unir, o Consórcio vai cair’: grupo volta a protestar reajuste de R$ 0,20 na tarifa do transporte em Campo Grande
Manifestantes também cobram melhorias no serviço prestado pelo Consórcio Guaicurus
Lula sugere que brasileiros parem de comprar produtos caros para forçar queda dos preços
“Se produto está caro, não compra”, disse o presidente
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.