Pular para o conteúdo
Política

‘Coletivo de falhas’, diz Cida Gonçalves sobre atendimento na Casa da Mulher Brasileira

Ministra afirmou que profissionais precisam ter aptidão para atender mulheres vítimas de violência
Dândara Genelhú, Marcus Moura -
ministra cida
Cida Gonçalves ainda terá reunião com a Prefeita de Campo Grande. (Madu Livramento, Midiamax)

A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, afirmou que existe “coletivo de falhas” no atendimento prestado na Casa da Mulher Brasileira em . Após reunião nesta terça-feira (18), a responsável da pasta destacou que há “uma falha de atendimento”. O encontro acontece após a divulgação de áudios de Vanessa Ricarte, vítima de , descreverem atendimento ‘frio’.

“É um coletivo de falhas que vai se dando que precisa ser consertado, arrumado e a gente acha que passa por uma questão política, por uma questão de gestão do sistema”, afirmou a ministra. Cida apontou a necessidade de pensar em um sistema de tecnologia que consiga atender todos os processos de denúncia.

Além disso, registrou a preocupação com os profissionais que atendem às mulheres vítimas de violência. “Um outro problema que é a questão de qualificação dos profissionais, não é a qualificação de estudar, de formar, mas é questão de aptidão”, afirmou.

Assim, destacou que “as pessoas que têm que trabalhar com as mulheres em situação de violência precisam ter aptidão, precisam gostar de estar neste lugar”.

Apuração

Grupo composto pelo Ministério, a Casa da Mulher Brasileira, o Governo do Estado, Tribunal de Justiça, a , o Ministério Público e a Prefeitura de Campo Grande deverá alinhar ações para melhorar o atendimento às mulheres.

A ministra explicou que “esse grupo vai trabalhar numa perspectiva, uma construção rápida e urgente para que nós possamos nos colocar a nível nacional como referência”. Isso porque a Casa da Mulher Brasileira de Campo Grande foi a primeira do país.

“Nós temos trabalhado com uma referência nacional e nós queremos que ela continue. É necessário que ela continue. São dez anos de atendimento, são muitos atendimentos”, lembrou a chefe da pasta.

Cida disse que a partir das falhas que estão sendo apuradas em Campo Grande, o caso “pode servir de alerta ou de exemplo para segurança de proteção em todos os outros lugares do país”.

Por fim, disse que é importante manter o canal de denúncias em Campo Grande. “Nós queremos que as mulheres não desistam, porque essa é uma política que todo o estado brasileiro está investindo, investindo em recurso financeiro, recurso político e recursos humanos para que nós possamos dar conta de atender todas as mulheres”, finalizou.

Atendimento na Deam e Casa da Mulher

Humilhação, deboche e falta de acolhimento. Essas são algumas das características apontadas em relatos sobre atendimentos na Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de MS) realizados há pelo menos quatro anos na Casa da Mulher Brasileira em Campo Grande. Áudios de Vanessa Ricarte sobre atendimento na quarta-feira (12) mostram que o descaso e erros grosseiros seguem presentes na .

Vanessa detalhou o atendimento na Delegacia Especializada: “bem fria e seca”. A jornalista buscou amparo e denunciou o ex-noivo, Caio Nascimento, pouco tempo antes de ser vítima de feminicídio na própria casa. Ela foi morta a facadas.

Neste domingo (16), a jornalista completaria 43 anos ao lado de amigos e familiares. Agora, deixa memória de carreira brilhante e independência, além das denúncias em gravação de voz.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Adolescente de 13 anos desaparece e preocupa familiares em Campo Grande

corte de cabelo barbeiro

Procon Municipal encontra variação de 233% nos preços de barbearias em Campo Grande

Família confirma que velório de Preta Gil será no Rio de Janeiro: “Não há previsão”

Com cem vagas disponíveis, curso gratuito capacita profissionais e acadêmicos de Educação Física

Notícias mais lidas agora

Ex-chefe de licitações do governo de Reinaldo pode ser condenado por rombo de R$ 6,3 milhões no HRMS

Conselhão Nacional inclui em pauta denúncia contra atuação do MPMS

carne frigorifico

Pecuaristas dos EUA aprovam suspensão total da importação da carne brasileira

PL define metas pró-Bolsonaro e prioridade no Congresso será anistia aos envolvidos no 8 de janeiro

Últimas Notícias

Esportes

Al-Hilal anuncia desistência da Supercopa Saudita após o Mundial para descansar seus jogadores

Direção da equipe afirmou não conceder férias aos atletas viola algumas cláusulas do contrato

Esportes

Presidente do Corinthians não pensa em demitir Dorival: ‘Está prestigiado’

Torcida do time paulista demonstraram preocupação diante da relação do técnico com o elenco

Cotidiano

TJMS abre inscrição de curso preparatório gratuito para adoção

A formação tem por objetivo habilitar os pretendentes a adoção para o exercício de uma paternidade ou maternidade responsável

Brasil

Fujão: preso é flagrado tentando fugir por janela de hospital

Policiais penais impediram a fuga do detento