A direita bolsonarista em Campo Grande organizou um adesivaço para comemorar a imposição de novas sanções dos Estados Unidos contra o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes. A concentração será nesta quarta-feira (30), às 17h, em frente ao Ministério Público, na Avenida Afonso Pena, esquina com a Rua Alagoas.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
O presidente Donald Trump impôs a Lei Magnitsky contra Moraes, que prevê sanções como proibição de entrada no país e bloqueio de bens e contas bancárias nos Estados Unidos.
A Lei Magnitsky foi criada em 2012, no governo de Barack Obama, e vinha sendo aplicada contra acusados de corrupção ou violações graves de direitos humanos. Esta é a primeira vez que uma autoridade de um país democrático é penalizada com a lei estadunidense.
Em comunicado, a justificativa da Casa Branca sobre as novas sanções contra Alexandre de Moraes — ele e outros ministros do STF já haviam perdido o visto norte-americano — estaria ligada ao julgamento contra Jair Bolsonaro (PL).
O ex-presidente é acusado de chefiar uma trama golpista e corre o risco de ser preso. Bolsonaro foi alvo de uma operação em julho e passou a usar tornozeleira eletrônica e cumprir toque de recolher.
O presidente dos Estados Unidos tem usado o processo contra o ex-presidente como parte das justificativas para penalizar o Brasil, como a taxação de 50% contra os produtos brasileiros. O decreto do tarifaço foi assinado nesta quarta-feira e pode render bilhões de prejuízos na economia.
Protestos
A direita tem organizado uma série de protestos pró-Bolsonaro. Em Campo Grande, já foram realizados alguns adesivaços. Um buzinaço está marcado para o próximo domingo (3), na Praça do Rádio.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
***