O deputado estadual e ex-governador Zeca do PT disse nesta terça-feira (27) antes da sessão da que o partido vai fazer pesquisas e trabalhar para ‘evitar vexame' com a pré-candidatura da deputada federal Camila Jara à prefeitura de neste ano.

“Estamos preservando, trabalhando e lá na frente a gente vai ver com pesquisas e se vale pena. Vamos ver se vamos buscar alianças que tenham a garantia de apoio ao em 2026 e também uma vaga pro Vander ao Senado. Eu disse para a companheira Camila que é como aquele programa da TV: Vai que cola? Temos que ver se cola”, apontou.

Reunião com Camila

Na última sexta-feira (23), Vander e Zeca disseram que, em um primeiro momento, a ideia é apoiar uma candidatura própria do PT, com a deputada Camila Jara e, então, ampliar a conversa com outros partidos. O grupo do PT Municipal defendia fechar chapa só com a federação, composta pelos partidos PC do B e PV, ideia contrária a dos parlamentares. Nesta sexta, os três afirmam ter entrado em um acordo.

“Fizemos um entendimento importante juntado as duas ideias. Temos que construir uma pré-candidatura forte aqui e no interior, com uma chapa competitiva de vereadores, que façam no mínimo a gente ser respeitado como partido. Já tivemos cinco vereadores em Campo Grande. Hoje, temos só três”, explica Zeca.

Vander disse que, onde o partido tiver envergadura para candidatura própria, será lançada uma chapa. “Vamos reforçar isso. Unificamos em candidatura própria e estamos abertos para que se tiver qualquer expectativa de aliança, dentro do que o Zeca falou, fazermos”.

O deputado federal diz que já a partir de segunda os três vão se reunir com outros partidos para conversar. “Na segunda temos uma reunião com o PV e o PC do B, partidos da nossa federação, para formatar uma chapa de vereadores e o nosso programa”.

O segundo passo será conversar com o PSB. “Vamos falar com e o Carlão, fazer uma conversa mais ampla que só a federação. Vamos ampliar, não só com o campo de esquerda, mas também com o Psol e a Rede, que são de outra federação”.

Vander também cita Rose Modesto. “Ela hoje compõe o governo federal do Lula, então também é uma possibilidade. Mas ainda não anunciou nada oficialmente, de pré-candidatura. Então vamos aguardar ela falar”, pontuou.

Planos para 2026

Zeca explicou ainda que a ideia é formar alianças que sejam perenes. “Não podemos pensar só em 2024, mas em 2026, quando pretendemos fazer no mínimo três deputados federais e o nosso candidato ao Senado”, conta.

Camila disse estar feliz com as definições. “Temos um enorme potencial com essa conversa, repetindo essa aliança com do governo federal. Nosso projeto de estado e município perpassa por desenvolvimento econômico e geração de emprego. Não abrimos mão disso e vamos andar de mãos dadas, entendendo o que o Zeca fez na época de governador, com Vander na Casa Civil”, finalizou.