A prefeita de Sidrolândia, Vanda Camilo (PP), desmaiou e precisou ser acudida pelos presentes em evento de filiação do PSDB no município. O que chama atenção foi o fato do ocorrido ser na véspera da prisão do genro, o vereador de Campo Grande, Claudinho Serra (PSDB), no contexto da Operação Tromper, que investiga suposto esquema de corrupção em licitações no município. No total, 8 pessoas foram presas nesta quarta-feira (3).

Conforme o vídeo abaixo, o presidente estadual dos tucanos, o ex-governador Reinaldo Azambuja, discursava, quando é possível ver Vanda sendo segurada por uma mulher e outras pessoas indo em direção à prefeita de Sidrolândia para acudi-la e a colocarem em uma cadeira para que ela pudesse se recuperar.

O ocorrido gerou especulação se a prefeita realmente estava sob pressão por conta das investigações ou se ela já tinha conhecimento sobre o cumprimento de mandados no município que envolvem sua gestão.

Após a cena, Reinaldo tenta minimizar, dizendo que Vanda teria ‘se emocionado’. “A Vanda até se emocionou e caiu a pressão dela”, disse aos presentes.

Genro de Vanda, vereador de Campo Grande é preso no dia seguinte

Um dia após o desmaio de Vanda, um dos alvos de prisão foi o vereador de Campo Grande Claudinho Serra (PSDB). Ele é genro da prefeita de Sidrolândia, Vanda Camilo (PP). Além dele, outros sete tiveram autorizados mandados de prisão preventiva, incluindo servidores públicos.

O parlamentar é ex-secretário de Fazenda, Tributação e Gestão Estratégica de Sidrolândia e genro da prefeita Vanda Camilo. Ele é um dos oito alvos de prisão da operação, comandada pelo Gecoc (Grupo Especial de Combate à Corrupção) com apoio do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) e da Polícia Militar, que apura corrupção na prefeitura de Sidrolândia.

A investigação, tocada pela 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Sidrolândia, ratificou a efetiva existência de uma organização criminosa voltada a fraudes em licitações e contratos administrativos com a Prefeitura Municipal de Sidrolândia, bem como o pagamento de propina a agentes públicos municipais.

Também foi identificada nova ramificação da organização criminosa, atuante no ramo de engenharia e pavimentação asfáltica. Os contratos já identificados e objetos da investigação alcançam o montante aproximado de R$ 15 milhões.

Confira a lista de presos na Operação Tromper: 

  1. Cláudio Jordão de Almeida Serra Filho (Claudinho Serra); 
  2. Carmo Name Júnior;
  3. Ueverton da Silva Macedo;
  4. Ricardo José Rocamora Alves; (Foragido)
  5. Milton Matheus Paiva Matos; 
  6. Ana Cláudia Alves Flores; 
  7. Marcus Vinícius Rossentini de Andrade Costa;
  8. Thiago Rodrigues Alves

A operação também cumpriu 28 mandados de busca e apreensão, incluindo nos endereços dos oito réus que foram alvos de prisão.

Prefeita emite nota afirmando estar ‘acompanhando de perto’ operação

Em nota, a Prefeitura de Sidrolândia afirmou que “A Prefeitura Municipal de Sidrolândia vem a público esclarecer sobre a Operação ‘Tromper’, deflagrada na manhã desta quarta-feira (03/04) pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (MPMS). A Prefeitura informa que está acompanhando de perto o andamento da operação e que está à disposição das autoridades para colaborar com as investigações, fornecendo todas as informações e documentos solicitados. A administração municipal reitera seu compromisso com a transparência e a lisura dos atos públicos.”