VÍDEO: No mês da mulher, vereador chama prefeita de Naviraí de menina e diz que ela ‘não está dando conta’

Prefeita disse que vai representar contra vereador, que afirmou não se arrepender das falas

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
naviraí prefeita vereador
Vereador durante a sessão desta segunda-feira (11). (Reprodução)

Poucos dias após o Dia das Mulheres, mais um caso de machismo foi registrado em uma das Câmaras do interior de Mato Grosso do Sul. Nesta segunda-feira (11), o vereador de Naviraí, Antonio Bianchi (Podemos), chamou a prefeita Rhaiza Neme (PSDB) de “menina” e afirmou que “ela não está dando conta”.

Durante o uso da Tribuna na sessão desta segunda-feira (11), o parlamentar disse: “Empurraram essa menina lá, mas ela não está dando conta”. Logo em seguida, questiona: “Se um homem com experiência já não dá conta de uma cidade, imagina uma menina. O que ela vai fazer?”

O Jornal Midiamax entrou em contato com o vereador após a sessão. Questionado se considera a prefeita eleita como menina, ele afirmou: “É uma menina”.

A reportagem também lembrou que estamos no mês de comemoração dos direitos das mulheres e perguntou se o vereador considera a fala como machista. “Não acredito, porque eu falei menina, eu não falei mulher. Eu falei da gestão pública, você tem que saber que é uma gestora pública. E minha fala na tribuna, ela é inviolável”, afirmou.

Em ligação gravada com a reportagem do Jornal Midiamax, o vereador disse não se arrepender da fala sobre a prefeita de Naviraí. “Não, arrependido por quê? De cobrar a gestora pública não. A gestora pública não”, pontuou.

Apesar de não ter o ensino fundamental completo, segundo consta nos dados registrados pelo próprio vereador junto ao TRE-MS, o parlamentar aponta que a prefeita com nível superior completo é inexperiente. “Na minha concepção, como a do presidente já falou, ela é uma menina inexperiente, eu falei em termos de gestora pública, não falei em relação a mulheres”, disse.

Ao Jornal Midiamax, a prefeita disse que irá representar contra o vereador na Câmara de Naviraí. “Me senti desmoralizada, humilhada por tamanho machismo! Percebo que atitude como esta do vereador não atinge somente a mim, mas a dignidade de todas as mulheres”, lamentou.

Comissão de Ética de Naviraí

Segundo o presidente da Câmara, Ederson Dutra (PSDB) — conhecido como Neninha —, já foi feita notificação contra o vereador Bianchi. “É misoginia, para começar ele está discriminando um grupo feminino”, pontuou ao Jornal Midiamax.

“Pedi para nossa equipe tirar isso na ata, vou encaminhar um pedido formal com a fala dele para a Comissão de Ética para apurar o fato e eu estou aguardando a prefeita para fazer uma apresentação contra ele na Câmara”, disse.

O presidente da Casa disse que a Comissão fará análise para ver se há motivo de quebra de decoro. Além disso, destacou que “é uma fala isolada de uma pessoa sem noção do que fala”.

Sobre a fala do vereador em relação a ele ter feito comentário parecido, o presidente da Câmara disse que era em uma situação em que estava “politicamente falando de alguém que começou agora a carreira política”.

“Uma coisa é você estar pensando na política, aí ele [Bianchi] confunde, porque outra coisa é ir na sessão da Câmara e falar que se fosse um homem, talvez ele daria conta, mas ele está atingindo a menina. Ele é um cara desequilibrado, infelizmente”, justificou.

Confira o vídeo da fala do vereador:

Conteúdos relacionados

prefeitura
Parlamentar esteve no DNIT/MS durante a manhã desta sexta-feira (08)