Apesar de 8 votos contrários, o Dia Municipal do Preto Velho foi aprovado pela Câmara de Campo Grande, na sessão desta quinta-feira (9). O projeto de Lei será encaminhado para a Prefeitura da Capital.

A proposta é da vereadora Luiza Ribeiro (PT) e, se sancionada pela prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), a data passa a ser comemorada anualmente no dia 13 de maio.

Durante a sessão, alguns vereadores tentaram barrar a proposta, mas acabou sendo aprovada com 12 votos favoráveis.

Votaram contra o projeto os vereadores Betinho (Republicanos), Clodoilson Pires (Podemos), Coronel Alírio Vilassantti (União Brasil), Dr. Sandro Benites (PP), Tiago Vargas (PP), Zé da Farmácia (PSDB), Professor Riverton (PP) e Gilmar da Cruz (PSD).

O presidente da Câmara, Carlos Augusto Borges, o Carlão (PSB), disse que, apesar dos votos contrários, a votação aconteceu de forma respeitosa. “A gente respeita todas as religiões, o Poder Legislativo é laico. Boa parcela dos moradores aprova e a Câmara trabalha para a sociedade de maneira geral. Somos 29 cabeças pensantes, mas o projeto foi analisado com respeito”, disse.

A autora da proposta comemorou a aprovação e disse que é preciso se atentar ao racismo estrutural.

“A gente tem dificuldade, pois ainda temos o racismo estrutural. Sempre estamos aprovando projetos que envolvem outras religiões. Temos que trabalhar para todas as pessoas”, ressaltou Luiza Ribeiro.