Confira quais comissões ‘brilham os olhos’ de vereadores reeleitos para a próxima legislatura

Confira a matéria especial preparada pela equipe de reportagem do Jornal Midiamax sobre o tema

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Vereadores reeleitos da Capital (Divulgação)

Dos 29 vereadores escolhidos pelo povo para compor a Câmara Municipal no ano de 2025, 14 foram reeleitos. Agora, o Jornal Midiamax quer saber sobre o interesse dos mesmos em assumir ou participar de comissões permanentes na Casa de Leis, ou, ainda, as pretensões políticas para o próximo ano. Abaixo, confira um apanhado realizado pela nossa equipe de reportagem.

Carlão (PSB)

Na última terça-feira (17), o vereador Carlão (PSB) falou sobre sua tranquilidade para as eleições da Mesa Diretora. “Eu sou aliado do PP, vou ficar na 1ª Secretaria, visando ajudar a prefeita a aprovar aqueles projetos importantes para a cidade. Estamos montando a chapa, temos compromissos com alguns candidatos, mas queremos dar espaço para quem quiser ajudar a cidade a crescer”, explicou à reportagem do Jornal Midiamax.

Questionado sobre a possibilidade de assumir alguma comissão, o parlamentar foi enfático. “Eu gosto de trabalhar na Comissão Permanente de Obras e Serviços Públicos. Eu sempre gostei dessa parte. Mas, independente, o mais importante é a gente ajudar o presidente da Mesa Diretora a trabalhar”, finalizou.

Professor Juari (PSDB)

Participando da política desde 2012, o Professor Juari conversou com a equipe de reportagem do Jornal Midiamax para explanar suas pretensões políticas para o próximo ano. “A categoria tem pedido para que eu continue na Comissão Permanente de Educação e Desporto. Se for consenso, eu tenho vontade de continuar na presidência dessa comissão”, explicou.

Na Comissão Permanente de Educação e Desporto, ele pretende acompanhar a educação, a vida dos servidores, os EMEIs e tudo o que for relacionado ao tema. “Estive atento nesses últimos quatro anos e pretendo continuar assim. Queremos fazer concursos no próximo ano, também, mas vamos aguardar”, disse.

Ele também disse que pretende participar da Comissão Permanente de Controle da Eficácia Legislativa. “Quero estar presente nessa comissão para garantir que nossas propostas sejam colocadas em prática. Ou, então, para que serve o nosso trabalho?”, resumiu.

Beto Avelar (PP)

Anunciado como candidato à presidente da chapa entre o PP e o AVANTE na Câmara dos Vereadores, na disputa da Mesa Diretora, o vereador Beto Avelar possui grandes planos para a próxima legislatura. “Queremos o nosso protagonismo. O PP tem a segunda maior bancada da Casa. Então, é isso que vamos buscar: presidência, 1ª secretaria e outros cargos maiores. Mas temos que conversar com todos da nossa bancada”, explicou.

Questionado sobre comissões, ele informou o desejo de participar da Comissão Permanente de Legislação, Justiça e Redação Final, da Comissão Permanente de Educação e Desporto e da Comissão Permanente de Agricultura e do Agronegócio.

Otávio Trad (PSD)

Em seu quarto mandato, Otávio Trad (PSD) quer contribuir em pontos estratégicos da Câmara de Vereadores. “Foram três mandatos participando da Comissão Permanente de Legislação, Justiça e Redação Final. Se entenderem que eu posso continuar, tudo bem. Entretanto, novo mandato, novo desafio. E é isso que eu pretendo para os próximos anos”, disse.

À reportagem, ele informou que acredita que as escolhas devem ser técnicas. “Acho que os participantes das comissões devem ser escolhidos de forma técnica. Isso ajuda e contribui para a melhora da cidade. Por exemplo, um advogado com conhecimento jurídico deve participar de uma comissão de orçamento, de finanças, de segurança pública… Um médico pode contribuir muito mais numa comissão de saúde do que em outras, por exemplo”, informou.

Ronilço Guerreiro (Podemos)

O vereador Ronilço Guerreiro disse que, desde 2020, queria simplesmente ampliar todas as iniciativas em incentivo à leitura. “Nós conseguimos criar modelos. Temos as estantes nos terminais de ônibus. Ampliamos a Gibiteca, que é uma das mais modernas do Brasil. Temos duas vans, sendo uma como biblioteca itinerante. E, agora, estamos construindo a primeira Praça dos Livros do Brasil, totalmente lúdica. Eu fiz uma declaração de amor à Campo Grande no meu primeiro mandato e estou muito feliz com essa nova oportunidade”, disse.

“Agora, no segundo mandato, eu quero participar ativamente da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento; Comissão Permanente de Indústria, Comércio e Turismo; Comissão Permanente de Educação e Desporto; Comissão Permanente de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente; e da Comissão Permanente de Assistência Social e do Idoso”, resumiu.

Silvio Pitu (PSDB)

O Jornal Midiamax tentou contato com o vereador, mas não obteve retorno até o fechamento da reportagem. O espaço segue aberto para futuras manifestações.

Professor Riverton (PP)

O Jornal Midiamax tentou contato com o vereador, mas não obteve retorno até o fechamento da reportagem. O espaço segue aberto para futuras manifestações.

Junior Coringa (MDB)

Finalizando mais uma legislatura, Coringa está cheio de expectativas para o próximo mandato. “Queremos fazer um mandato aberto, popular, atendendo as pessoas por meio do gabinete itinerante, buscando as demandas. E, sobre as comissões, quero fazer parte da Comissão Permanente de Legislação, Justiça e Redação Final como presidente. Também tenho vontade de participar da Comissão Permanente de Transporte e Trânsito, porque quero discutir o transporte público na nossa capital, ouvir a população e ouvir o Consórcio Guaicurus. Esses são os nossos maiores objetivos para a próxima legislatura”, resumiu o vereador.

Ele também informou que pretende criar um aplicativo municipal que dará 85% de lucro para o motorista e deixará a passagem mais barata para o passageiro, fazendo os recursos financeiros rodarem na cidade.

Dr. Victor Rocha (PSDB)

Direto ao ponto, o Dr. Victor Rocha (PSDB) não escondeu seu entusiasmo em continuar fazendo parte da Comissão Permanente de Saúde. “Como médico, não poderia ser diferente. Tenho vontade de continuar e, se for da vontade dos colegas, seguir na presidência, também”, resumiu.

“Queremos dar prioridade máxima à Saúde no próximo ano. Vamos fazer uma audiência pública com a Santa Casa, sobre um contrato deficitário com a SESAU (Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande) de R$ 9 milhões. Então, temos que nos juntar para resolver esse problema. Também queremos ampliar o atendimento na Casa Rosa; criar a Casa Azul, para ampliar o atendimento à saúde do homem; e, também, queremos trabalhar na saúde das crianças com deficiência”, finalizou.

Luiza Ribeiro (PT)

A vereadora Luiza Ribeiro explicou à reportagem que este é um momento de reconstrução, principalmente pela eleição da nova Mesa Diretora. “Nesse processo, vamos conversar com os vereadores que formam todo o conjunto de parlamentares do próximo mandato. Entretanto, gostaríamos de continuar no comando da Comissão Permanente de Políticas e Direitos das Mulheres, de Cidadania e Direitos Humanos. Queremos, também, estar em comissões de Finanças e Orçamento. O PT quer um assento na Comissão Permanente de Legislação, Justiça e Redação Final e, ainda, estamos pleiteando um lugar na Comissão Permanente de Meio Ambiente”, disse.

Ela ainda informou que, para a eleição da Mesa Diretora para 2025, acompanha o partido e está fechada com o vereador Papy, do PSDB.

Papy (PSDB)

Principal nome à Presidência da Mesa Diretora para 2025, o vereador Papy fez um balanço positivo do seu mandato. “Estou chegando ao final com uma alegria e um sentimento de dever cumprido. A gente tem três bases bem definidas no nosso gabinete. A primeira: eu componho a base do segmento cristão, defendo sempre os valores dos princípios, estou alinhado muito nessa bandeira. Tem outra bandeira muito definida no gabinete que é a pessoa com deficiência, principalmente a causa do autismo, que a gente tem diversas leis nesse sentido. E a gente tem a terceira, o tripé desse meu projeto político, é o “Pé no Bairro”, que é o vereador que está na comunidade, que anda, que visita, que vai no segmento, que vai na empresa, que vai ocupando os espaços e ouvindo a sociedade. Então eu penso que meu mandato, se fosse para resumir, tem essas três partes, né, e tento compor ali o máximo possível dentro do jogo coletivo da Câmara”, resumiu.

Delei Pinheiro (PP)

O Jornal Midiamax tentou contato com o vereador, mas não obteve retorno até o fechamento da reportagem. O espaço segue aberto para futuras manifestações.

Dr. Jamal (MDB)

Finalizando mais um mandato, o vereador Dr. Jamal (MDB) disse que fecha a legislatura de forma muito feliz. “Eu acredito que fizemos um trabalho excelente. Trabalhamos muito e conseguimos tocar vários projetos. Dou destaque, principalmente, ao trabalho que fizemos com a medicina preventiva com relação à saúde do homem. Implantamos, também, um projeto de vida saudável para pessoas obesas. Também fizemos vários projetos e trabalhamos de diversas formas pela cidade, garantindo obras de infraestrutura e qualidade de vida ao campo-grandense”, explicou.

Com relação às comissões, ele disse ter expectativas com relação à: Comissão Permanente de Saúde; Comissão Permanente de Defesa, Bem-Estar e Direito dos Animais; e Comissão Permanente de Assistência Social e do Idoso.

Clodoilson Pires (Podemos)

O vereador Clodoilson Pires (Podemos) também fez uma avaliação positiva de seu mandato. “Na verdade, o trabalho nosso foi estar nos bairros. Fizemos 42 edições nos bairros, conversando com a população, ouvindo as demandas, buscando solucionar. Então, estivemos muito presentes nesses quatro anos nos bairros, conversando com a população. Fora isso, fiscalizamos as UPAs, EMEIs, os CRAS e levamos cada ofício solicitando, à Prefeitura, tomar as providências sobre as irregularidades que a gente encontrou em cada um deles. Isso foi um processo de fiscalização nosso”, resumiu.

Sobre as comissões, ele foi bastante direto. “Em relação às comissões, estivemos presente em muitas comissões. Pretendo atuar nas comissões futuras, mas, assim, tem que aguardar, porque ainda temos a eleição da Mesa Diretora. Fiquei 4 anos na CCJ, pretendo continuar na CCJ e mais algumas comissões, mas vou esperar as definições, porque tem novos vereadores. Conversando com o presidente, a gente consegue resolver isso”, finalizou.

Conteúdos relacionados

prefeita loa 2025 procuradores procuradoria fundo
isenção consórcio
gestão adriane