Apesar dos questionamentos de professores da Reme (Rede Municipal de Ensino), a Câmara de Vereadores aprovou o projeto de implantação de escola cívico-militares em Dourados nesta segunda-feira (29). A medida é de autoria do Executivo municipal e estava em segunda votação.

Representantes do Simted (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação) acompanharam a discussão da medida com cartazes questionando a medida, mas não conseguiram impedir a aprovação da proposta.

Com 12 votos favoráveis, o projeto de lei que autoriza a implementação do modelo de Escola Cívico-Militar na Reme deverá ser sancionado pelo prefeito Alan Guedes (PP). Cinco pedidos de adiamentos foram negados.

No entendimento do sindicato, o Projeto de Lei 18/2024, “tenta implementar de forma antidemocrática o modelo de Escola Cívico-Militar na Rede Municipal de Ensino”.  A medida foi enviada com urgência pelo prefeito Alan Guedes.

“O sindicato denuncia o caráter autoritário do projeto do prefeito, que não consultou os trabalhadores em educação e propõe um modelo de escola que representa o retrocesso na educação, com gastos acima da escola regular e que vem sendo questionado pelos resultados e também a sua constitucionalidade”, diz a entidade em nota.