Vereadores aprovam reformulação do Conselho dos Povos Indígenas de Campo Grande
O presidente da Comissão Permanente das Causas Indígenas, Alírio Villasanti, disse que a proposta vai ser sancionada pela prefeita nesta sexta-feira, Dia dos Povos Originários
Anna Gomes –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Os vereadores de Campo Grande aprovaram, na sessão desta quinta-feira (18), o Projeto de Lei que amplia a participação no Conselho Municipal dos Direitos e Defesa dos Povos Indígenas da Capital.
O presidente da Comissão Permanente das Causas Indígenas, Alírio Villasanti (União Brasil), comemorou a aprovação do Projeto de Lei do Poder Executivo. A reformulação visa a implementação de políticas públicas, tais como a inclusão de todos os povos indígenas em prol da proteção e direitos.
O PL tem o intuito de regularizar a composição dos membros do Conselho, cuja lei em vigor suprimiu a participação de todos os povos, prejudicando o direito que cada indígena.
A reforma da Lei garante aos povos originários que o Conselho possa ter o alcance dos membros necessários, atingindo o quórum deliberativo, conforme versa o regimento, abrangendo sem restrições a possibilidade de participação dos demais membros da comunidade indígena.
De acordo com o vereador Villasanti, foram realizadas várias reuniões da Comissão Permanente das Causas Indígenas para debater o assunto. Ele explica que a categoria já conquistou avanços em temas importantes como a regularização fundiária, saúde e empregabilidade.
“A Comissão está construindo uma política permanente de Estado e não de Governo, onde os indígenas passaram a ter voz, prova disso é a transformação desta Comissão que era temporária, em permanente. Agora conquistamos a aprovação da reformulação da composição do Conselho, garantindo participação efetiva dos indígenas”.
Ainda segundo o vereador, a nova lei será sancionada nesta quinta-feira (17), às 16h, pela prefeita da Capital Adriane Lopes (PP) e publicada sexta-feira (19), Dia dos Povos originários, no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande).
Notícias mais lidas agora
- Alerta de afogamentos continua: 10 já morreram em MS nas primeiras duas semanas de 2025
- Entre feriados e pontos facultativos, 21 datas marcam calendário comemorativo de Campo Grande em 2025
- Moradora de Bataguassu é a primeira vítima de Covid-19 no Estado em 2025
- Família de homem com deficiência mental morto por americano em MS pede R$ 3,2 milhões de indenização
Últimas Notícias
VÍDEO: Trio usa carro para arrombar loja de eletrônicos na fronteira
Danificam a porta principal do comércio
Produção de motocicletas cresceu 11,1% em 2024, aponta Abraciclo
O volume representa melhor desempenho para o segmento em 14 anos
Idoso tem dedo mutilado ao ser atacado por mulher com enxada na Vila Anahy
Caso aconteceu na Vila Anahy por volta das 18h desta terça
Produção da safra brasileira caiu 7,2% em 2024, estima IBGE
O resultado esperado de 2024 fica 22,7 milhões de toneladas abaixo da colheita de 2023
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.