Pular para o conteúdo
Política

Um ano após atos antidemocráticos, sindicatos e partidos organizam manifestação em Campo Grande

Protesto está marcado para a próxima segunda-feira, no Sinttel
Karine Alencar -
Atos antidemocráticos em janeiro de 2023 (Divulgação)

A próxima segunda-feira (8) marca um ano dos atos antidemocráticos em Brasília e sindicatos e irão às ruas em Campo Grande. A ação será realizada em frente ao Sinttel (Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Telecomunicações).

O presidente do diretório municipal do PT (Partido dos Trabalhadores), Agamenon Rodrigues, diz que o evento tem o objetivo de marcar posição contra qualquer nova tentativa de ataque à democracia.

“Os partidos que apoiaram o presidente Lula, o Popular, Brasil Sem Medo, a Central de Movimentos Populares estão realizando atos públicos em defesa da democracia. A expectativa é de que cerca de 150 a 200 pessoas se unam nesta ação. O número de manifestantes deve ser baixo devido ao recesso, muitas pessoas não estão na cidade, mas mesmo assim, não podemos deixar passar essa data”, disse.

“Queremos registrar para que o Brasil não volte a viver o que viveu ano passado, em dezembro de 2023. Estamos convidando quem tem respeito pela vontade do povo, a democracia”, completou.

Segundo o presidente do SindJor (Sindicato dos Jornalistas Profissionais de ), um dos organizadores do movimento, jornalista Walter Filho, é importante “relembrar os acontecimentos do 8 de janeiro do ano passado em que a extrema-direita depredou patrimônios e se recusavam a reconhecer os resultados das urnas, porque queriam impor candidato que resultava a barbárie. A sociedade rejeita qualquer ato contra a democracia”.

O ato está sendo convocado por entidades sindicais, entre elas a CUT-MS e o Sindjor MS, movimentos sociais, representantes do Poder Judiciário, partidos políticos e por várias outras entidades representativas da sociedade civil de Mato Grosso do Sul. Durante o evento, será lido o Manifesto da Sociedade Sul-mato-grossense em Defesa da Democracia – Nunca Mais.

Depredação dos Três Poderes

No domingo 8 de janeiro de 2023, apoiadores do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), praticaram atos de vandalismo em . Prédios dos Três Poderes foram invadidos e depredados.

Após os atos antidemocráticos, a AGU (Advogacia-Geral da União) pediu o bloqueio de R$ 18,5 milhões em bens de pelo menos 52 financiadores identificados.

Em Mato Grosso do Sul, 28 pessoas foram presas após envolvimento dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. Além disso, outros 11 sul-mato-grossenses ficaram sob monitoramento por meio de tornozeleira eletrônica.

Serviços

Em Campo Grande, o ato “O Brasil se une em defesa da democracia” será às 17h, na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Telecomunicações, na Rua José Antônio, 1682.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Touro avança sobre homem em avenida movimentada de Ribeirão Preto

Sem comparecer ao julgamento, réu é condenado a 16 anos de prisão por matar rapaz em 2020

Moraes dá cinco dias para Bolsonaro e réus apresentarem defesa prévia

Maisa Silva recria meme com Silvio Santos em cena de ‘Garota do Momento’

Notícias mais lidas agora

Monteiro acata denúncia de ‘amigos’ de Razuk e suspende no TCE-MS licitação da loteria estadual

Procurado pela Interpol, advogado de MS é preso na Itália

ffms réus

Justiça valida destituição de Cezário e enterra tentativa de voltar ao cargo ‘no tapetão’

Analistas tributários iniciam paralisação e declaração do Imposto de Renda pode ser afetada

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Influenciador que teve caminhonete apreendida debocha ao dirigir pela Afonso Pena: “Avenida mais famosa do Brasil”

César Rincon teve caminhonete apreendida em agosto de 2024, após promover festa com bebedeira nos altos da avenida Afonso Pena

Cotidiano

Sem escoamento adequado, moradores têm quintais invadidos por enxurrada na Vila Bordon

Morador já precisou abrir um buraco na casa para dar passagem à água

Brasil

Maioria do STF mantém condenações por incêndio na boate Kiss

Incêndio na boate deixou 242 pessoas mortas

Emprego e Concurso

Prefeitura de Naviraí abre processo seletivo de nível médio e superior com salários de até R$ 4,9 mil

vagas são para cargos nas áreas de Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Enfermagem e Assistente Social