STF julga ações sobre possível omissão do poder público em queimadas do Pantanal
Três ações têm julgamento marcado para fevereiro; MS está entre os interessados
Dândara Genelhú –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O STF (Supremo Tribunal Federal) marcou o julgamento de três ações que questionam a possível omissão do poder público em queimadas e depredação do Pantanal. Duas das ações têm origem em Mato Grosso do Sul.
Os julgamentos foram publicados no DJE (Diário da Justiça Eletrônico). Assim, os ministros começam a julgar as ações em 21 de fevereiro.
A ADPF (Arguição De Descumprimento de Preceito Fundamental) 857 tem como requerente o Psol, PSB, PT e Rede Sustentabilidade. Os partidos questionam a atuação da União, dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul na preservação do Pantanal.
Também com origem em MS, a ADO (Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão) 63 foi requerida pela PGR (Procuradoria-Geral da República). A PGR afirmou que há “inércia do legislador federal”.
Então, destaca a “efetivação do direito a meio ambiente ecologicamente equilibrado” e pontua que ser do “Poder Público e da coletividade o dever de conservação”. Para isso, aponta possível omissão na preservação e utilização do bioma pantaneiro.
Por fim, MS aparece como interessado na ADPF 743, que também teve o Rede Sustentabilidade como requerente. Na ação, afirma que a “omissão na atividade fiscalizatória, a provocação de incêndios, apontando interesses econômicos ligados à agricultura, pecuária e mineração” destaca danos ao patrimônio natural do Pantanal.
Pedidos ao STF
Entre os pedidos das ações, estão a paralisação das autorizações para desmatamento no Pantanal. Esclarecimentos sobre a alocação de recursos financeiros do Ministério do Meio Ambiente no governo de Jair Bolsonaro (PL), nos anos de 2019 e 2020.
As ações também pedem a elaboração de um programa de prevenção e combate aos incêndios na Amazônia e no Pantanal. Se os ministros do STF forem favoráveis às ações, MS e MT deverão iniciar plano de prevenção, com fiscalização e monitoramento de atividades de propriedades privadas que possam gerar incêndios.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Estúdio de yoga é pichado com palavra ‘morte’ e símbolo satânico em Paranaíba
- Campo Grande e outras 53 cidades de MS estão na rota de chuvas intensas no fim de semana
- Trabalhador rural morre em hospital depois ser atropelado pelo próprio caminhão
- Dono de mercado preso por expor à venda carne com casulos de larvas é solto com fiança de R$ 5 mil
Últimas Notícias
PM preso em flagrante por provocar acidente passa por audiência de custódia no domingo
Policial militar foi preso em flagrante, acusado de lesão culposa na direção de veículo, evasão do local do acidente e condução sob influência de álcool ou substância psicoativa
Confira os resultados dos sorteios das Loterias Caixa deste sábado
Foram realizados sorteios de concursos da Mega-Sena, +Milionária, Dia da Sorte, Quina, Timemania e Lotofácil
Operário estreia no Estadual com vitória tranquila sobre o Águia Negra
Galo venceu o recém-promovido Águia por 2 a 0, com gols de Mauri e Matheus Bidick
Vintages e personalizados: encontro reúne diversos modelos de fuscas nos altos da Avenida Afonso Pena
Confraria Apaixonados por Fuscas e Derivados antecipou o Dia Nacional do Fusca, comemorado no dia 20 de janeiro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.