Nesta semana, a senadora Soraya Thronicke (-MS) anunciou a saída da rede social X, antigo Twitter, em meio ao embate travado entre o dono Elon Musk e o ministro do STF Alexandre de Moraes. O empresário tem feito reclamações pela determinação judicial para suspender perfis da rede social.

Na segunda-feira (8), Soraya publicou mensagem na rede, dizendo “Vou me despedir, encontro vocês amanhã no Facebook, no Instagram, no , no LinkedIn, no Orkut… na esquina, no trabalho, no mercado, na feira, na praça, no aeroporto, na rodoviária, no Uber… no mundo!”

A publicação teve resposta do deputado federal Nikolas Ferreira, que ironizou com um “Obrigado, Elon”.

Dados vazados

E-mail com dados do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes, foi disparado por um hacker que se intitula como ‘Azael', nesta segunda-feira (8).

No e-mail encaminhado a várias redações de jornais pelo Brasil, incluindo o Jornal Midiamax, o hacker diz que os dados oficiais do ministro foram vazados em grupos no Telegram.

“Após diversos ataques cibernéticos contra instituições federais no país combatendo o assédio sexual nos últimos meses, deflagramos a exposição dos dados pessoais de Alexandre de Moraes contra o regime de censura no Brasil”, diz o hacker.

A mensagem traz uma série de dados do ministro, como números de telefone e endereço residencial em .

O ministro Alexandre de Moraes ainda não se manifestou após o vazamento dos dados.

Polêmica entre Moraes e Elon Musk

Desde sábado, o empresário sul-africano Elon Musk tem utilizado a sua rede social, o X (antigo Twitter), para tecer críticas ao ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes, após a exigência da suspensão de alguns perfis na rede.

Após comentários afirmando que o ministro deveria “renunciar ou sofrer um impeachment” e pedir um “debate aberto” sobre o assunto, em sua última publicação na noite da segunda-feira, Musk se referiu a Moraes como “ditador do Brasil” e afirmou que o juiz do Supremo possui “Lula na coleira”

O embate começou no sábado (6), após o STF exigir a suspensão de contas na plataforma do bilionário. Em resposta a uma publicação de Moraes, Musk sugeriu que os bloqueios de perfis de investigados por atos antidemocráticos eram “censura” e sugeriu que não mais cumpriria determinações judiciais do gênero, pois “princípios são mais importantes do que o lucro”.

No dia seguinte, o sul-africano afirmou que mostraria como as solicitações “violam a legislação brasileira”. Também no domingo, o dono do X passou a compartilhar com seus seguidores na rede social sugestões para o uso de VPNs, um método de conexão com a que pode burlar o bloqueio de contas restritas por ordem da Justiça.