Secretária de Cidadania toma posse e fala de ações para redução de feminicídios em MS
A titular da nova pasta do Governo Estadual tomou posse nesta quarta-feira (3) em Campo Grande
Mariane Chianezi –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Nomeada nesta quarta-feira (3), Viviane Luiza da Silva tomou posse da titularidade da SEC (Secretaria de Estado de Cidadania) em cerimônia na Governadoria, em Campo Grande. A frente da primeira secretaria especializada em cidadania, Viviane falou de planejamento para 2024 e ações de combate ao feminicídio em Mato Grosso do Sul.
Ao lado do governador em exercício, José Carlos Barbosa (PP), Viviane assinou a posse e pontuou os desafios para a nova pasta do Executivo. Conforme dito, os subsecretário terão até o dia 15 de janeiro para entregar a elaboração do plano para 2024.
“Os desafios são grandes, mas estamos empenhados em fazer a diferença em MS para que as pessoas se sintam impactadas por essa secretaria. É a primeira secretaria de estado exclusivamente da cidadania, as secretarias que tem e outros estados são sempre um apêndice de outras secretarias, essa é uma dedicação exclusiva”, disse.
Viviane afirmou que as conversas com as oito subsecretarias ocorrem desde o final de 2023. “Temos uma coordenadoria de planejamento que trabalha conosco, ali vamos pensar e planejar os projetos, com olhar eficaz do dinheiro publico e também para que impacte de fato dentro das populações”, afirmou.
Apesar de redução, as estatísticas oficiais revelaram que 32 mulheres tiveram vidas interrompidas por crimes de feminicídio, das quais 8 ocorreram em Campo Grande em 2023. Diante dos números, a secretaria pontuou ações e prosseguimento de programas voltados para a proteção das vítimas de violência em MS.
“Temos alguns programas estabelecidos, como o centro especializado de atendimento as mulheres vitimas de violência, onde trabalhamos a transversalidade com outras pastas, como empregabilidade dessas mulheres. Temos a transversalidade com a segurança publica pensando em outros equipamentos para que previna”, afirmou.
Governador em exercício, Barbosinha chamou atenção para a criação inédita da secretaria em MS. “A cidadania emancipa e chama as pessoas para participar da discussão. As políticas públicas, por si só, já justifica a criação dessa pasta tão importante. A assistência social é a mão amiga do poder público na hora da necessidade, mas essa ajuda precisa ser emancipatória”, disse.
O prédio da nova pasta ainda está sendo estudado pelo Governo do Estado, mas por enquanto, segue funcionamento na Avenida Fernando Correa da Costa, 559, em Campo Grande.
Notícias mais lidas agora
- Homem incendeia casa com duas crianças dentro por disputa de terreno em MS: ‘Vou matar vocês’
- Mais água? Inmet renova alerta para chuvas de 100 milímetros em Mato Grosso do Sul
- Convidado alterado perturba mulheres em festa de campanha da OAB-MS e caso vai parar na delegacia
- Frustrada com corte, cliente sai de salão revoltada e desabafa: ‘vão se arrepender’
Últimas Notícias
Organizações ambientais enviam carta à Unesco pedindo ajuda para o Pantanal após seca histórica
Texto de 10 páginas foi escrito por pesquisadores
Após queda de energia, vacinas esquentam e imunização na UBSF do Pedrossian é suspensa
A orientação é que os moradores da região se dirijam à USF Arnaldo Estevão de Figueiredo
MS oficializa contrato de garantia com a União para recursos do BNDES no valor de R$ 2,3 bilhões
O governo de Mato Grosso do Sul oficializou, na edição desta quinta-feira (21) do DOE-MS (Diário Oficial do Estado), o contrato de garantia firmado com a União para o recebimento de R$ 2,3 bilhões em recursos provenientes do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). O contrato de garantia destina recursos às despesas de…
Deputados aprovam quatro projetos do Executivo que beneficiam servidores estaduais; confira
Propostas, que estavam pautadas para primeira discussão, avançaram e seguem para análise das comissões de mérito antes da segunda votação
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.