Pular para o conteúdo
Política

‘São fundamentais’, diz Rose Modesto sobre Plano de Desenvolvimento para Fronteira do Centro-Oeste

Equipe da UFMS apresentou o Plano de Desenvolvimento nesta segunda-feira (26)
Dândara Genelhú -
rose plano
Rose participou da apresentação desta segunda-feira (26). (Nathalia Alcântara, Midiamax)

A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) apresentou o Pdif (Plano de Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira do Centro-Oeste) para a Sudeco (Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste) nesta segunda-feira (26). Para a superintendente considera os estudos fundamentais.

“Esses estudos oferecem um diagnóstico minucioso das condições socioeconômicas, ambientais e de . Eles são fundamentais para identificar oportunidades e desafios para o desenvolvimento sustentável”, comentou.

Além disso, ela explicou que os trabalhos “contribuem significativamente para o crescimento econômico, a inclusão social e a sustentabilidade nessas áreas fronteiriças”. O projeto de pesquisa é desenvolvido com recursos da Sudeco, por meio do TED (Termo de Execução Descentralizada) nº 12/2022.

Também faz parte da parceria a Unemat (Universidade do Estado de Mato Grosso). O Plano faz parte do Programa de Pós-graduação em Estudos Fronteiriços da UFMS e de Geografia da UNEMAT.

Desenvolvimento regional

A parceria busca definir estratégias para promoção do desenvolvimento regional e urbano na fronteira de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso com outros países. Assim, o projeto também prevê fortalecimento das relações com outros estados e países vizinhos, como a e o Paraguai.

Durante a apresentação foi esclarecido que o estudo seguirá sete eixos de atenção. São eles: segurança pública, saúde, infraestrutura e logística, educação, desenvolvimento econômico, turismo e meio ambiente.

Por fim, vale lembrar que a Faixa de Fronteira é um dos pontos de destaque abordados pela PNDR (Política Nacional de Desenvolvimento Regional), que utiliza recursos dos fundos constitucionais e de desenvolvimento.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Vereadores aprovam mutirão de exames de vista nas escolas públicas de Campo Grande

Frio congelante exige uso do método cebola com crianças, entenda

Quem era o ex-militar forçado a beber ácido durante assalto em SP

Suspeito de matar trabalhador a facadas em carvoaria continuará preso

Notícias mais lidas agora

‘Qualidade superior’: MPMS paga quase R$ 100 no quilo do café para empresa mineira

PF deve investigar jovem que fingia ser estudante de medicina na UFMS e atuava no hospital

cpi LÍVIO CONSÓRCIO

Sem resultados, CPI já gastou mais de R$ 100 mil e dispensou oitiva com dono do Consórcio

Fumacê

Seu bairro está na rota? Fumacê percorre quatro bairros de Campo Grande nesta terça-feira

Últimas Notícias

Polícia

PF deve investigar jovem que fingia ser estudante de medicina na UFMS e atuava no hospital

A instituição confirmou que não há matrícula no nome da suposta acadêmica

Trânsito

Gêmea de 9 anos teve braços quebrados após acidente entre carro e carreta na BR-163

Familiar próximo das vítimas disse que dois homens estão na UTI

Mundo

Israel e Irã endossam cessar-fogo de Trump; Netanyahu retomará foco na Guerra em Gaza

Netanyahu afirmou que foco é combater o grupo terrorista Hamas e resgatar reféns

Cotidiano

Sem mortes, feriado de Corpus Christi termina com redução de 35% nos acidentes na BR-163

Em 2025, foram registrados 20 acidentes e 12 feridos. Já em 2024, foram registrados 31 acidentes e 16 feridos