Pular para o conteúdo
Política

Sancionada: Lei Complementar altera Legislação Tributária Municipal

O objetivo da medida é modernizar e tornar mais eficiente a cobrança dos tributos municipais, além de facilitar a regularização fiscal dos contribuintes
Schimene Weber -
salário
Prefeitura de Campo Grande (Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax)

A prefeita Adriane Lopes (PP) sancionou, em edição extra do (Diário Oficial de ) publicada na tarde desta quarta-feira (18), a Lei Complementar n.º 536, de 17 de dezembro de 2024, que altera a Legislação Tributária Municipal e, também, dá outras providências. O objetivo da medida é modernizar e tornar mais eficiente a cobrança dos tributos municipais, além de facilitar a regularização fiscal dos contribuintes.

O novo marco legal revoga e modifica diversos artigos do Código Tributário Municipal (Lei n. 1.466/1973) e de outras legislações complementares, com destaque para o parcelamento de débitos fiscais e a criação de novos mecanismos administrativos. Uma das inovações é a exigência de conciliação prévia e de soluções administrativas antes do ajuizamento de execuções fiscais, uma medida que visa diminuir a judicialização e resolver as pendências de forma mais rápida e menos onerosa para os cofres públicos.

Mudanças significativas no processo de execução fiscal

O texto estabelece que, antes de ajuizar a execução fiscal, a Procuradoria-Geral do Município deve adotar algumas providências, como a tentativa de conciliação e o protesto do título de dívida, salvo em casos excepcionais de ineficiência administrativa. O parcelamento de débitos fiscais passa a ser uma forma de conciliação, já que os contribuintes serão notificados de programas de parcelamento permanentes e de oportunidades de negociação antes que ações judiciais sejam movidas.

Além disso, o novo texto determina que, caso o parcelamento não seja cumprido, a dívida será imediatamente rescindida e o débito voltará a ser cobrado com todos os encargos legais. Para aqueles que optarem por pagar à vista, a nova legislação oferece descontos significativos de até 60% nos juros e multas de mora, facilitando a regularização fiscal.

Fundo Especial da Procuradoria-Geral do Município

Outro ponto relevante da nova legislação é a criação do FEPGMCG (Fundo Especial da Procuradoria-Geral do Município ), instituído para garantir a melhoria da estrutura e das condições operacionais da Procuradoria. Com este fundo, a prefeitura espera assegurar mais recursos para as atividades de fiscalização e cobrança de débitos municipais, além de proporcionar melhores condições de trabalho para os procuradores.

O fundo será alimentado por recursos provenientes do orçamento municipal, convênios, emendas parlamentares e até mesmo doações, sendo fundamental para a eficiência da administração tributária do município.

Mudanças na cobrança de créditos tributários

A Lei Complementar também prevê ajustes na forma de cobrança dos créditos tributários. Débitos abaixo de um valor mínimo estipulado (R$ 3.000,00) poderão ser cobrados administrativamente, sem a necessidade de ajuizamento imediato de execução fiscal. O objetivo é otimizar os processos, direcionando os esforços judiciais apenas para débitos de maior porte.

O papel das tecnologias e da comunicação

A comunicação com os contribuintes será reforçada, com a obrigatoriedade de por meio eletrônico, postal ou até mesmo por edital, sempre buscando garantir a maior transparência possível. A ideia é que todos os contribuintes tenham pleno conhecimento das suas pendências fiscais e das condições de regularização, incluindo a disponibilidade de parcelamentos e programas de conciliação.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Em perseguição policial, motorista sem CNH atropela e mata gato no Bairro Tiradentes

Homem morre após camionete capotar na MS-040

Pelo menos 73 palestinos morrem após ataque em ponto de distribuição de alimentos na Faixa de Gaza

Marido de influencer que voltou dos EUA para ação solidária sofre acidente com motosserra

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Deu um “baile”: Touro de quase 1 tonelada cai em piscina de casa em Camapuã

Últimas Notícias

Polícia

Homem invade casa, faz quebra-quebra, agride morador e tenta fugir a pé

Agressor ameaçou matar a família da vítima, militares e até familiares dos policiais

Mundo

Homem morre ao ser puxado por máquina de ressonância magnética nos EUA

Vítima usava corrente de 9 kg no pescoço e quem fazia o exame era esposa dele

Esportes

Cruzeiro vence Juventude por 4 a 0 e continua na liderança isolada do Brasileirão

Juventude permanece na zona de rebaixamento com apenas 11 pontos

Esportes

Sem ganhar há oito jogos, Vitória vence o Bragantino e escapa da zona do rebaixamento

O resultado jogou o Santos para a zona de rebaixamento