O deputado federal de Mato Grosso do Sul, Rodolfo Nogueira (PL), prepara a convocação do ministro da Justiça e , Ricardo Lewandowski, para prestar esclarecimentos à comissão no Congresso sobre a de detentos no presídio federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte.

“É inaceitável que fugas ocorram em presídios gerais, especialmente quando se tratam de unidades de segurança máxima, onde estão os criminosos mais perigosos do país. Ministro Lewandowski precisa vir à Comissão de Segurança Pública prestar esclarecimentos sobre esse gravíssimo ocorrido”, disse o parlamentar.

O antecessor de Lewandowski, Flavio Dino, também já chegou a ser alvo de requerimentos de convocação. Um deles aprovado pela Comissão de Segurança Pública.

Na quarta-feira (14), o ministro determinou o enviou de uma equipe de seis servidores da pasta para Mossoró, no Rio Grande do Norte, que irá acompanhar as medidas para recaptura de dois presos que fugiram da Penitenciária Federal de Mossoró (RN). O grupo é coordenado pelo secretário Nacional de Políticas Penais, André Garcia.

É a primeira vez que detentos conseguem escapar de um presídio de segurança máxima do país.

Presídio federal em Campo Grande terá reconhecimento facial

O ministro Ricardo Lewandowski, do e Segurança Pública, afirmou nesta quinta-feira (15) que os presídios federais – o que inclui o localizado em passarão por modernização nos sistemas de segurança, o que incluirá adoção de reconhecimento facial, sensores de presença e até muralhas.

O anúncio de melhorias nos sistemas ocorre após a fuga de dois presos ligados a facções criminosas que estavam custodiados na Penitenciária Federal de Mossoró (RN) na madrugada desta quarta-feira (14).

Entre as melhorias anunciadas estão sistema de videomonitoramento dos cinco presídios federais, aperfeiçoamento do controle de acesso, inclusive com reconhecimento facial de todos que ingressam nas unidades prisionais, ampliação dos sistemas de alarmes e sensores de presença nas unidades prisionais federais.

Lewandowski também anunciou que, através do Funpen (Fundo Penitenciário Nacional), deverá providenciar a construção de muralhas em todos os presídios federais – atualmente, o presídio do DF já dispõe dessa melhoria. O ministro também comunicou que nomeará 80 policiais penais federais, aprovados em concurso público, para reforçar o sistema prisional federal.